Banca de DEFESA: DENYS MATHEUS SANTANA COSTA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENYS MATHEUS SANTANA COSTA SOUZA
DATA: 08/07/2022
LOCAL: Defesa remota via Google Meet

INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE LUZ NO CULTIVO IN VITRO DE Eucalyptus grandis × Eucalyptus urophylla

Micropropagação. Clonagem. Fotomixotrofismo. LEDs. Biorreator.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal

A expansão de plantios para regiões não tradicionais e a busca de melhor adequação na produção de mudas têm ampliado a utilização de espécies e combinações híbridas. Dessa forma, a hibridação de Eucalyptus grandis com Eucalyptus urophylla tem proporcionado excelentes resultados em qualidade da madeira, desenvolvimento, adaptação edafoclimática e maior facilidade de propagação vegetativa. Contudo, alternativas para o rejuvenescimento/revigoramento em tecidos de clones híbridos do gênero Eucalyptus, visando maior multiplicação e melhoria do enraizamento adventício, tem - se recomendada a técnica de micropropagação, a qual permite avanços consideráveis na produção de mudas clonais. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do fotomixotrofismo e uso de biorreatores de imersão temporária (BIT), no processo de fotomorfogênese e desenvolvimento de E. grandis × E. urophylla, sendo dividido em quatro capítulo. O objetivo do primeiro capítulo foi avaliar o efeito da qualidade de luz nas fases de estabelecimento, multiplicação, alongamento e enraizamento in vitro. Diante disso, observou –se que a utilização da qualidade de luz LEDs vermelho/azul e lâmpada fluorescente proporcionaram os melhores resultados para todas as fases da micropropagação. Para o segundo capítulo, o objetivo do estudo foi analisar a influência da intensidade de luz na introdução e multiplicação in vitro. Quanto aos resultados, a utilização da qualidade e intensidade de luz lâmpada fluorescente 40 µmol m-2 s-1 e LEDs vermelho/azul 80 µmol m-2 s-1 são os mais adequados para serem utilizadas na introdução e multiplicação in vitro. No terceiro capítulo, o trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do fotomixotrofismo (intensidade de luz e formas de vedação) no alongamento e enraizamento in vitro. Com base nos resultados obtidos, os tratamentos lâmpada fluorescente 40 µmol m-2 s-1 e o uso de uma membrana porosa (1M) são os mais adequados para serem utilizadas no alongamento e enraizamento in vitro. Em relação ao capítulo artigo, teve como objetivo avaliar o efeito da qualidade espectral na fase de multiplicação in vitro em biorreator de imersão temporária. Foi possível concluir que a qualidade espectral amarela e azul, proporcionaram os melhores resultados para a fase de multiplicação in vitro.

Externo à Instituição - Vinícius Politi Duarte - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo à Instituição - LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - JULIO CEZAR TANNURE FARIA - UFES (Membro)
Presidente - GILVANO EBLING BRONDANI (Membro)