Banca de DEFESA: ALESSANDRA NASCIMENTO SOUZA

DISCENTE: ALESSANDRA NASCIMENTO SOUZA
DATA: 16/01/2023
LOCAL: Sala 12 do laboratório de silvicultura e restauração florestal LASERF

ANÁLISE DE ESPÉCIES NATIVAS DO COMPONENTE ARBUSTIVO PARA USO NA FASE INICIAL DA RESTAURAÇÃO FLORESTAL

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Florestais e Engenharia Florestal

A exploração não sustentável das florestas tem alavancado a fragmentação e a perda dos habitats, gerando graves impactos sobre a biodiversidade, sendo a recuperação dessas áreas um tema relevante para estabelecer o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Em função disso, encontrar espécies nativas com potencial de sombreamento, competição com as gramíneas e rapidez no processo de produção de mudas é primordial para ofertar segurança para a demanda exigida na restauração ecológica. Foram conduzidos dois experimentos com as espécies Vernonia polyanthes, Solanum paniculatum, Baccharis dracunculifolia e Solanum lycocarpum. afim de gerar informações sobre a potencialidade das espécies no início da restauração florestal. No estudo realizado no capítulo 1, o delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e 24 plantas por parcela, sendo os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3 x 2. Foram avaliadas três composições de substratos, sendo dois volumes de tubetes (55mm³) e (110mm³), a qualidade e crescimento das mudas foram avaliados por meio das variáveis: altura e diâmetro do coleto aos 60, 90 e 120 dias após a semeadura. Aos 120 dias realizou-se a massa seca das mudas. Mudas das quatro espécies estudadas podem ser produzidas em viveiro, utilizando qualquer dos substratos e tubetes estudados para a S. paniculatum e recomenda-se o substrato 3 para as V. polyanthes e B. dracunculifolia e o substrato 1 para a espécie S. lycocarpum devido aos maiores valores alcançados. No capítulo 2, o delineamento foi em blocos casualizados sendo 5 blocos, 4 parcelas (espécies), 3 tratamentos (substratos), totalizando 60 vasos. O crescimento das plantas foi avaliado por meio das variáveis: altura e diâmetro do coleto avaliados mensalmente a partir de maio até o mês de novembro. Posteriormente foi realizada a determinação da massa seca. As quatros espécies estudadas têm potencial de se desenvolverem em solos sem as condições ideais de plantio, entretanto a adução demonstrou ser um fator importante para o melhor desenvolvimento das plantas, principalmente no crescimento do diâmetro do coleto, que é uma variável considerável para o estabelecimento das plantas em campo. As espécies demonstraram-se relevância devido seu rápido crescimento e vigor de seus indivíduos, o que contribui para o conhecimento técnico científico sobre espécies arbustivas nativas para a restauração florestal brasileira.

Presidente - SORAYA ALVARENGA BOTELHO (Membro)
Externo à Instituição - MICHELE APARECIDA PEREIRA DA SILVA - UFRRJ (Suplente)
Interno - LUCAS AMARAL DE MELO (Membro)
Externo à Instituição - GISLENE CARVALHO DE CASTRO - UFSJ (Membro)