News

Banca de DEFESA: FRANCISCO TARCÍSIO LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO TARCÍSIO LUCENA
DATA: 27/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

DIVERSIDADE GENOTÍPICA E VIRULÊNCIA DE Xanthomonas spp PATOGÊNICAS AO FEIJOEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

O feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) é cultivado em várias regiões do Brasil sob condições edafoclimáticas distintas. As doenças são as principais causas de redução na produtividade dessa cultura. Xanthomonas phaseoli pv. phaseoli (Xpp) e X. citri pv. fuscans (Xcf) são agentes etiológicos do crestamento bacteriano comum - CBC principal bacteriose que acomete essa cultura. Dentre as estratégias do manejo integrado de doenças, a resistência genética sobressai, na busca por materiais resistentes é necessário conhecer a diversidade genética desses patógenos. Nessa ótica, o presente trabalho teve como objetivos: obter isolados de Xanthomonas spp. de plantas com sintomas de CBC do feijoeiro; identificar os isolados empregando primers específicos; caracterizar os isolados quanto a produção de pigmento; avaliar a diversidade genética de Xanthomonas spp. por rep-PCR e avaliar a virulência dos isolados de Xanthomonas spp. ao feijoeiro. Foram empregados 12 isolados de Xpp e duas cultivares de feijoeiro Rudá e BRS Esplendor, suscetível e resistente, respectivamente. Os primers X4c e X4e foram suficientes na identificação das espécies de Xpp. Oito isolados produziram pigmentação marrom no meio avaliado e os outros quatro não produziram pigmento. Há pelo menos três linhagens genéticas dentro de X. phaseoli pv. phaseoli. Observou-se diferença na virulência dos isolados sendo isolado M 354 o mais virulento. Esses resultados evidenciam a existência de variabilidade nos isolados, e que essa informação deve ser considerada nos estudos de manejo do crestamento bacteriano comum.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia
RESUMO:

O feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris L.) é cultivado em várias regiões do Brasil sob condições edafoclimáticas distintas. As doenças são as principais causas de redução na produtividade dessa cultura. Xanthomonas phaseoli pv. phaseoli (Xpp) e X. citri pv. fuscans (Xcf) são agentes etiológicos do crestamento bacteriano comum - CBC principal bacteriose que acomete essa cultura. Dentre as estratégias do manejo integrado de doenças, a resistência genética sobressai, na busca por materiais resistentes é necessário conhecer a diversidade genética desses patógenos. Nessa ótica, o presente trabalho teve como objetivos: obter isolados de Xanthomonas spp. de plantas com sintomas de CBC do feijoeiro; identificar os isolados empregando primers específicos; caracterizar os isolados quanto a produção de pigmento; avaliar a diversidade genética de Xanthomonas spp. por rep-PCR e avaliar a virulência dos isolados de Xanthomonas spp. ao feijoeiro. Os primers X4c e X4e foram suficientes na identificação das espécies de Xpp. Oito isolados produziram pigmentação marrom no meio avaliado. Há pelo menos três linhagens genéticas dentro de X. axonopodis pv. phaseoli. Observou-se diferença na virulência dos isolados sendo isolado M 354 o mais virulento. Esses resultados evidencia a existência de variabilidade nos isolados, e que essa informação deve ser considerada nos estudos de manejo do crestamento bacteriano comum.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SARAH DA SILVA COSTA GUIMARÃES - UFLA (Suplente)
Presidente - RICARDO MAGELA DE SOUZA (Membro)
Interno - PATRICIA RICARDINO DA SILVEIRA - UFLA (Membro)
Interno - ANTONIA DOS REIS FIGUEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - ANDREA BITTENCOURT MOURA BACCARIN - UFPel (Membro)
Notícia cadastrada em: 20/01/2022 11:01
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 16/05/2024 18:43