News

Banca de DEFESA: BÁRBARA APARECIDA ANTONIO DE SOUSA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA APARECIDA ANTONIO DE SOUSA E SILVA
DATA: 20/01/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Fitopatologia
TÍTULO:

Espécies de Colletotrichum e Fusarium associadas aos sintomas da podridão vermelha da cana-de-açúcar


PALAVRAS-CHAVES:

Saccharum spp.; Complexo de espécies Colletotrichum graminicola; Complexo de espécies Fusarium fujikuroi; Doença de plantas; Filogenia molecular.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia
RESUMO:

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Entre as doenças fúngicas que podem trazer prejuízos no setor canavieiro, observa-se a podridão vermelha, que tem como principal agente causal Colletotrichum falcatum, um ascomiceto que induz uma podridão avermelhada no colmo. A infecção resulta também na perda da qualidade e quantidade de açúcares por uma inversão da sacarose e redução do açúcar total recuperável (ATR). Outra doença, conhecida como ‘’pokkah boeng’’, é induzida por espécies do complexo Fusarium fujikuroi. Resultados publicados recentemente evidenciam que C. falcatum e espécies de Fusarium estão associadas a plantas com sintomas da podridão vermelha e que os sintomas, às vezes, podem se sobrepor aos da pokkah boeng. Os objetivos desse trabalho são (i.) esclarecer quais espécies de Colletotrichum e Fusarium causam podridão vermelha em cana-de-açúcar; (ii.) se as espécies de Fusarium causam sintomas de vermelhidão na nervura central de folhas de cana-de-açúcar; e (iii.) estudar a interação entre espécies dos dois gêneros na indução de sintomas da podridão vermelha e pokkah boeng. Foi coletado material vegetal sintomático de diversas regiões canavieiras e os isolados obtidos foram caracterizados por meio de avaliação de seus marcadores morfológicos, análises de filogenia molecular utilizando os genes barcode TEF, ITS, ACT e GAPGH e testes de patogenicidade na variedade de cana-de-açúcar RB867515. Este é o primeiro relato no Brasil das espécies F. madaense, F. sacchari e F. verticillioides ocorrendo em folhas com sintomas de podridão vermelha. Nas análises filogenéticas foram identificadas uma nova espécie de Fusarium e de Colletotrichum ocorrendo na cana-de-açúcar. Colmos inoculados com F. sacchari, C. falcatum e a combinação de ambos desenvolveram sintomas mais severos. Quando inoculados em folhas, F. madaense e C. falcatum induziram sintomas mais extensos na nervura central. Essas informações permitirão a elucidação dos agentes etiológicos da doença podridão vermelha, a formulação de estratégias de manejo, como a correta recomendação de produtos biológicos e fungicidas, garantindo a sustentabilidade, alta produtividade e qualidade do produto, visando promover a maximização do lucro do setor canavieiro do país, principalmente devido a mudança no procedimento de colheita da cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUDWIG HEINRICH PFENNING (Membro)
Interno - EDUARDO ALVES (Membro)
Interno - EDSON AMPELIO POZZA (Suplente)
Externo ao Programa - JOSE MARIA VILLELA PADUA - DAG/ESAL (Suplente)
Externo ao Programa - GUILHERME VIEIRA PIMENTEL - DAG/ESAL (Membro)
Notícia cadastrada em: 20/01/2023 11:37
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 16/05/2024 09:31