Banca de QUALIFICAÇÃO: RUAN SOBREIRA DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUAN SOBREIRA DE QUEIROZ
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Fitopatologia

CARACTERIZAÇÃO CULTURAL, MORFOLÓGICA E PATOGÊNICA DE Ceratocystis manginecans ASSOCIADO AO
CAFÉ ARÁBICA

Ceratocystis manginecans; Coffea arabica; inoculação; patogenicidade; sintomatologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Fitopatologia

O café arábica está amplamente cultivado no mundo, atrelado a sua abrangência de cultivo, está a ocorrência de diversas espécies de Ceratocystis, distribuídas principalmente na América Latina. Muitas dessas espécies tem potencial destrutivo suficiente para inviabilizar, ao menos economicamente, o cultivo do cafeeiro. Apesar de sua relevância, estudos das características culturais, morfológicas e epidemiológicas de Ceratocystis manginecans, associado ao café arábica, ainda são considerados incipientes. Desta forma, o presente trabalho propõem avaliar a interação entre diferentes temperaturas e meios de cultura no crescimento micelial e esporulação de isolados de C. manginecans, além de comparar a eficiência de métodos de inoculação do patógeno na expressão de sintomas em mudas de cafeeiro. Serão utilizados cinco isolados, obtidos de plantas de café arábica, cultivar Catuaí Vermelho IAC-144, no município de Luís Eduardo Magalhães - BA. Os isolados estão depositados na Coleção Micológica de Lavras, com os números de acesso: CML 4447; CML 4448; CML 4449; CML 4450 e CML 4451. Os experimentos de avaliação de crescimento micelial e esporulação serão desenvolvidos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial triplo 5 x 5 x 6, onde, o fator A corresponderá aos isolados, o fator B as temperaturas (15, 20, 25, 30, 35 °C) e o fator C os meios de cultura (EMLA, MEA, V8 – ágar, CA, BDA e ADA). Cada tratamento será composto por cinco repetições, sendo cada repetição constituída de uma placa de Petri. Os ensaios de avaliação da eficiência de métodos artificias de inoculação, serão conduzidos em delineamento em blocos ao acaso, em esquema fatorial duplo 5 x 5, onde, o fator A corresponderá aos isolados e o fator B os métodos de inoculação (aspersão de suspensão de esporos, deposição de gota de suspensão de esporos, inserção de disco micelial, inserção de palito de madeira infestado e injeção de suspensão de esporos). Cada tratamento será composto por quatro repetições, sendo cada repetição constituída de quatro mudas de cafeeiro cv. Catuaí Vermelho IAC 144. Os dados relativos ao diâmetro do crescimento micelial serão utilizados para calcular a Área Abaixo da Curva de Crescimento Micelial e o Índice de Velocidade de Crescimento Micelial. A contagem de esporos será determinada através da leitura do número de esporos por µl, utilizando-se câmara de Neubauer. Será estabelecido uma média de 10 leituras por repetição, em seguida será calculado a média de esporos por isolado. Para avaliação dos métodos de inoculação, após quarenta dias ou no momento da morte, o caule de cada planta será seccionado verticalmente e o comprimento da descoloração do xilema acima e abaixo do ponto de inoculação será medido. A severidade da doença será calculada dividindo-se o comprimento da lesão nos tecidos internos do caule (cm) pela altura da planta (cm) e multiplicando-se por 100. Os dados obtidos serão submetidos aos testes de Shapiro-Wilk e Bartlett (p>0,05) para verificar se cumprem os pressupostos da análise de variância. Se os pressupostos forem atendidos, os dados serão submetidos ao teste F da variância (p<0,05) e quando significativo, as variáveis qualitativas serão comparadas por teste de agrupamento Scott-Knott (p<0,05). As variáveis quantitativas serão analisadas por testes de regressão linear e não linear. As análises estatísticas serão realizadas no software R v. 4.2.2.

Presidente - EDSON AMPELIO POZZA (Membro)
Externo à Instituição - HUDSON TEIXEIRA - EPAMIG (Membro)
Interno - JULIA MARQUES OLIVEIRA - UFLA (Suplente)
Interno - MARIA ALVES FERREIRA (Membro)