PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-1961/1961
Email: posgrad_si.icet@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/computacao

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA LOUZADA TERRA

DISCENTE: ALESSANDRA LOUZADA TERRA
DATA: 15/05/2024
LOCAL: Remoto: Google Meet

Aprendizado de máquina com grafos e análise de redes sociais: uma abordagem para estudo do movimento dos estudantes de medicina no Brasil

Médicos, Aprendizado de máquina, Previsões, Mobilidade de estudantes

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Banco de Dados

O sistema de saúde do Brasil vem enfrentando dificuldades há décadas devido à distribuição desigual de médicos no país. Poucos estudos tentaram abordar a mobilidade dos médicos para entender quais são os fatores de decisão que determinam onde os profissionais se estabelecerão. O conhecimento sobre os padrões de circulação dos médicos no Brasil pode ser de grande valia para o governo, pois fornecerá informações que podem levar a melhores políticas de oportunidades de trabalho, bem como definir melhores locais para novas escolas médicas. Mais especificamente, é importante entender como os estudantes de medicina decidem para onde ir para a graduação, pois isso afetará a mobilidade dos profissionais no futuro. Este trabalho é parte de uma investigação de como é o fluxo de médicos no Brasil levando em consideração os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e outras agências de pesquisa e governamentais brasileiras. O estudo aqui proposto se utiliza de técnicas de Aprendizagem de Máquina em grafos para derivar padrões de por que e onde as pessoas vão se formar a partir de dados. Também é utilizada a Análise de Redes Sociais para avaliar os maiores fluxos de pessoas e a migração de pessoas entre as regiões.

Externo à Instituição - MARIZA FERRO - UFF (Membro)
Interno - LUIZ HENRIQUE DE CAMPOS MERSCHMANN (Membro)
Presidente - ERIC FERNANDES DE MELLO ARAUJO (Membro)
Externo ao Programa - ANGELICA SOUSA DA MATA - DFI/ICN (Membro)