Banca de DEFESA: THAÍS CRISTINA BARROS MACHADO

DATA: 26/04/2024
LOCAL: meet.google.com/ibz-gnym-vzx

A matriz de Leslie aplicada no segundo ano do Ensino Médio

matriz de Leslie; crescimento populacional; sequência didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O modelo de Leslie é um modelo matemático utilizado para prever o crescimento e a distribuição de uma população feminina ao passar do tempo. O modelo calcula o número de indivíduos femininos distribuído em faixas etárias no próximo período de tempo, por meio da multiplicação da chamada matriz de Leslie por uma matriz coluna que contém a distribuição etária inicial feminina da população. Abordamos inicialmente conceitos de Álgebra Linear importantes para compreender o modelo de Leslie, como autovalor, autovetor e diagonalização de matrizes. Fizemos um estudo detalhado da matriz de Leslie, demonstramos os principais resultados e como um exemplo aplicamos o modelo para a população feminina do estado de Minas Gerais utilizando as informações do IBGE a partir do ano de 2010. O objetivo deste trabalho é analisar como o modelo de Leslie pode contribuir para o aprendizado da multiplicação de matrizes, proporcionando ao aluno uma visualização da aplicabilidade de matrizes. Para atender este objetivo foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática, que trabalha de maneira construtiva o modelo de Leslie em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública no sul de Minas Gerais. A sequência didática é composta por três atividades contextualizadas que introduz a matriz de Leslie e um questionário para saber a opinião dos alunos sobre as atividades. Para realizar as multiplicações com matrizes foi usado o aplicativo Matrix Calculator. Os resultados da aplicação da sequência didática foram positivos, os alunos gostaram e se sentiram motivados com a atividade diferenciada, mesmos com algumas dificuldades e erros matemáticos cometidos por eles. O uso do aplicativo contribuiu com os resultados positivos, pois tornou a atividade mais chamativa e proporcionou aprofundar na situação problema. Enfim, a sequência didática possibilitou mostrar uma aplicação para o conteúdo de matriz, tornou a aula de matemática mais interessante e tangível.

Externo ao Programa - LUCAS MONTEIRO CHAVES - DMM/ICET (Membro)
Presidente - MARIA DO CARMO PACHECO DE TOLEDO COSTA (Membro)
Externo ao Programa - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO - DFM/ICET (Suplente)
Externo à Instituição - OLGA HARUMI SAITO - UTFPR (Suplente)