PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-3102/4658
Email: posgraduacao.eeng@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/ppgeamb
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: HAMILTON MARTINS RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAMILTON MARTINS RAMOS
DATA: 17/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Vistual Google Meet
TÍTULO:

Qualificação realizada por meio de avaliação escrita. Tratamento terciário do efluente da polpação Kraft para reutilização Mudanças Climáticas, Energia e Poluição Atmosférica.


PALAVRAS-CHAVES:

Linha de Fibras, Geração de Efluente, Celulose, Análise do Ciclo de Vida, Reuso da água.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
RESUMO:

A polpação Kraft é o processo de produção celulósica mais difundido e utilizado para produzir produtos de papel ao redor do mundo. Este processo engloba a digestão da madeira em uma solução de sulfeto de sódio e hidróxido de sódio, deslignificação, depuração e lavagem, branqueamento, secagem e recuperação química.  As indústrias de papel e celulose sempre foram consideradas um forte setor para a economia desde o século XVIII, entretanto, apenas a partir da década de 60 iniciou-se a implementação do raciocínio científico no processo de fabricação. Com a revolução científca e tecnológica veio a tarefa de reconhecer os impactos ambientais significativos dos usos de recursos não renováveis e suas emissões para a atmosfera e corpos d´água.  A ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é baseada na determinação de encargos associados a um produto, serviço ou processo, desde seu início até o descarte, ou seja, tem um papel fundamental na avaliação e tomada de decisões quanto à relação indústria e meio ambiente. Como objetivo, o trabalho irá avaliar o tratamento de efluente a nível terciário por meio da osmose reversa para posterior utilização do efluente tratado no ambiente fabril, serão também analisados dois cenários através da ACV para verificar a minimização dos impactos ambientais da reutilização do efluente. Ao fim, é esperado que a alteração no processo de tratamento de efluente e a reutilização da água ocasione redução aos impactos ambientais sem afetar o rendimento da produção industrial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIO MONTAGNANA VICENTE LEME (Membro)
Interno - MATEUS PIMENTEL DE MATOS (Membro)
Externo à Instituição - RICARDO DA SILVA FERREIRA JÚNIOR - UFMS (Membro)
Interno - RONALDO FIA (Membro)
Externo à Instituição - UILIAN GABALDI YONEZAWA - UNESP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 13:37
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 21:40