PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-3102/4658
Email: posgraduacao.eeng@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/ppgeamb

Banca de DEFESA: LARISSA MARIN SCARAMUSSA

DISCENTE: LARISSA MARIN SCARAMUSSA
DATA: 06/02/2023
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet

Vulnerabilidade ambiental no entorno do Monumento Natural do Itabira, ES, Brasil

Unidade de Conservação. Zona de Amortecimento. Fragilidade Antrópica. Licenciamento Ambiental. Geotecnologias.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
ESPECIALIDADE: Legislação Ambiental

A instituição de áreas de elevado valor biológico e relevante beleza cênica por meio da criação de Unidades de Conservação (UC’s) tem se tornado importante instrumento de proteção aos recursos ambientais no país, frente ao desenfreado avanço antrópico sobre ambientes naturais, seja para aumento da fronteira de produção agrícola, seja para o crescimento das cidades. A legislação que regulamenta a questão ambiental ainda parece apresentar-se de forma desatualizada e inconsistente, pois desde a edição do SNUC em 2000, muitas partes do seu escopo não foram regulamentadas. Os estudos de vulnerabilidade ambiental aliados à geotecnologia têm se mostrado uma importante ferramenta na identificação de áreas vulneráveis, e, consequentemente, no gerenciamento e proteção das UC’s. Este trabalho objetivou analisar a vulnerabilidade ambiental no entorno do Monumento Natural do Itabira (MONAI), localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, por meio de ferramentas geotecnológicas e avaliar o procedimento de licenciamento ambiental das empresas ali inseridas. As etapas metodológicas necessárias para este estudo foram: a) fotointerpretação do uso e ocupação da terra; b) seleção das variáveis antrópicas; c) aplicação da distância euclidiana nos vetores representativos das variáveis; d) aplicação da lógica Fuzzy nas matrizes das variáveis de distância euclidiana; e) aplicação do método Hierárquico Analítico (AHP) proposto por Saaty (1977); f) espacialização das áreas de vulnerabilidade ambiental no entorno do MONAI; e g) análise documental dos dados coletados na Secretaria de Meio Ambiente do município. Os conflitos de uso e ocupação da terra demonstraram presença majoritária de pastagens, representando 49,80% de toda a zona de amortecimento do MONAI, corroborando com o cálculo da distância euclidiana que atribuiu a esta variável o menor valor linear em relação à UC, 836 metros. Foram elencadas 8 variáveis antrópicas, das quais conferiu-se maior peso aos cultivos agrícolas, área urbana, solo exposto e pastagem, respectivamente. Dentre as 5 classes de vulnerabilidade definidas pelas quebras naturais de Jenks, observou-se que 57,14% de toda a zona de amortecimento do MONAI é representada pelas classes alta e muito alta. A espacialização das empresas potencialmente poluidoras foi confrontada com o mapa de vulnerabilidade ambiental, atestando que 84,77% delas estão inseridas nas áreas alta e muito alta de vulnerabilidade ambiental. A desatualização da lei de criação do MONAI e a inexistência de plano de manejo implicam no mapeamento de uma zona de amortecimento majoritariamente vulnerável ambientalmente. O mapa de vulnerabilidade ambiental resultante desta pesquisa fornece subsídios para a elaboração do plano de manejo e demarcação da zona de amortecimento do MONAI.

Externo à Instituição - ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS - UFES (Membro)
Externo à Instituição - ROSSI ALLAN SILVA - UFT (Suplente)
Externo à Instituição - PLÍNIO ANTÔNIO GUERRA FILHO - UFMA (Membro)
Externo à Instituição - LUIZ OTÁVIO MORAS FILHO - UEMG (Membro)