PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Portuguese Version Spanish Version French Version

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALVARO FERNEY ALGARRA RINCON

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALVARO FERNEY ALGARRA RINCON
DATA: 14/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesa da ABI
TÍTULO:

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA A AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO HIDROGÊNIO VERDE NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA


PALAVRAS-CHAVES:

mobilidade sustentável, combustíveis verdes, modelagem matemática, Matlab, interface gráfica.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
ESPECIALIDADE: Aproveitamento da Energia
RESUMO:

Os estudos comportamentais da eficiência de um motor alimentado com hidrogênio são importantes, já que faz parte de uma iniciativa global no processo de descarbonização do setor automobilístico, dita rota tecnológica de utilização do hidrogênio é promissora dentro dos recentes estudos de transição energética. Assim mesmo, a exploração de novas rotas de desenvolvimento tecnológico na área de produção, comercialização e utilização do Hidrogênio para o Estado de Minas Gerais e o Brasil foi proposto mediante várias iniciativas governamentais nos recentes anos. Nesta pesquisa pretende-se desenvolver uma ferramenta computacional baseada nos fundamentos teórico-práticos da termodinâmica associada à combustão nos motores de combustão interna alimentados com hidrogênio. Para isso, será importante estudar os modelos matemáticos de compressão e combustão no ciclo Otto, em busca de prever o comportamento da queima de misturas de combustíveis gasosos com hidrogênio ou hidrogênio puro. Para isso, será necessário utilizar dados experimentais tomados na bancada do laboratório de combustão e os presentes na literatura, com o objetivo de validar a ferramenta computacional com relação à predição de potência e eficiência produzida por um motor de combustão interna utilizando hidrogênio. Esta pesquisa deverá prover uma ferramenta com interface visual gerada por MATLAB, que permitirá auxiliar no estudo comportamental e operacional de um motor de combustão, assim como, no cálculo da eficiência obtida na conversão de energia química em energia mecânica na utilização de hidrogênio no motor de ciclo Otto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MARCIO MONTAGNANA VICENTE LEME (Suplente)
Interno - DIMAS JOSE RUA OROZCO (Membro)
Presidente - CARLOS EDUARDO CASTILLA ALVAREZ (Membro)
Interno - ADRIANO VIANA ENSINAS (Membro)
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 14:12
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