PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-3102/4658
Email: posgraduacao.eeng@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/ppgeamb

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICE STHEFANIE LOURENÇO TEIXEIRA

DISCENTE: JOICE STHEFANIE LOURENÇO TEIXEIRA
DATA: 16/11/2023
LOCAL: Sala de Reuniões 2 - Piso 2 - PRÉDIO ABI

Estabilização química de um solo residual de Lavras/MG com adição de lama de cal para aplicação em estradas vicinais

Lama de cal. Celulose. Estabilizante. Estradas vicinais

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Mecânicas dos Solos

As vias não pavimentadas, denominadas estradas vicinais, ou estradas de chão, como são mais conhecidas fazem parte da malha rodoviária de muitos países, inclusive o Brasil. Expostas continuamente às intempéries, tais estradas sofrem inúmeras degradações e, por isso, demandam frequentes manutenções, causando custos elevados às cidades interioranas. Para a Universidade Federal de Lavras, que possui parte das suas vias não pavimentadas, as estradas vicinais normalmente apresentam pontos de empoçamento e contínuos desníveis, fazendo-se necessário a busca por medidas geotécnicas de estabilização do solo local. Nesse sentido, apresenta-se a proposta do estudo da viabilidade do uso da lama cal como estabilizante químico de um solo residual da cidade de Lavras/MG para a aplicação em estradas vicinais. Tal experimento visa a melhoria na resistência do solo, possibilitando a redução do número de manutenções nas vias, o que resultará em economias no cofre público. Para a realização do estudo, faz-se necessário ensaios de caracterização, resistência à compressão, erodibilidade e CBR, determinando assim, a porcentagem efetiva de lama de cal no ganho de resistência. A comprovação da eficácia do estudo reduzirá o despejo dos resíduos da indústria de papel e celulose no meio ambiente e acarretará em ganhos econômicos com a reestruturação das estradas não pavimentadas.

Externo ao Programa - RAQUEL MARIANO LINHARES - DEG/EENG (Suplente)
Externo à Instituição - LUCAS MARTINS GUIMARÃES - UFV (Membro)
Externo ao Programa - KEOMA DEFAVERI DO CARMO E SILVA - DEG/EENG (Membro)
Interno - EDUARDO SOUZA CANDIDO (Membro)