PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-3102/4658
Email: posgraduacao.eeng@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/ppgeamb

Banca de DEFESA: JULIO GABRIEL TRINDADE DE OLIVEIRA

DISCENTE: JULIO GABRIEL TRINDADE DE OLIVEIRA
DATA: 18/03/2024
LOCAL: Sala virtual Google Meet

AVALIAÇÃO FÍSICA E MECÂNICA DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM RESÍDUOS DE CÉDULAS BRASILEIRAS

Fibra de celulose; Reaproveitamento de resíduos; sustentabilidade na construção

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental

Diante da elevada preocupação com os fatores relacionados à sustentabilidade e proteção ambiental, observamos o crescimento de trabalhos que tem por finalidade o reaproveitamento de resíduos, oriundos de diferentes ciclos de produção. Sendo que, o reaproveitamento desses resíduos pode muitas vezes retornar para o ciclo de produção, ou ainda, serem utilizados no desenvolvimento e melhorias de outros materiais. Neste seguimento, o presente trabalho tem como intuito a confecção de um compósito cimentício a partir do reaproveitamento de resíduos de papel moeda, que será aplicado em uma matriz cimentícia. Principalmente por se tratar de um mecanismo voltado a diminuição dos resíduos sólidos e a redução dos impactos ambientais provenientes destes. Para realizar o estudo foram confeccionados corpos de provas de matriz cimentícia com e sem a adição de papel moeda. Os materiais preparados foram caracterizados por testes de compressão, tração e absorção de água, para se obter uma eficiente análise de propriedades físicas e mecânicas. A comprovação da viabilidade no uso de resíduos de papel moeda na matriz cimentícia, representa elevada importância no atual cenário. Isso porque, espera-se uma economia de produção para futuros materiais aplicados em edificações. Além de ser capaz de proporcionar estratégias que visam a redução do volume dos resíduos e, consequentemente, uma redução dos impactos socioambientais causados por estes.

Presidente - SAULO ROCHA FERREIRA - DEG/EENG (Membro)
Externo à Instituição - RODOLFO GIACOMIM MENDES DE ANDRADE - IFES (Membro)
Externo à Instituição - M'HAMED YASSIN RAJIV DA GLORIA - UFRJ (Membro)
Interno - JESSICA DE OLIVEIRA NOTORIO RIBEIRO (Suplente)