Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA SALVE SILVEIRA

DISCENTE: LAURA SALVE SILVEIRA
DATA: 09/03/2023
LOCAL: Videoconferência - Google Meet

A questão socioambiental na formação de professores: uma pesquisa-acão junto à comunidade escolar como eixo de articulação ensino, pesquisa e extensão

Educação Ambiental Crítica. Formação de Professores. Pesquisa-ação-participativa.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Tomando como referencial teórico a Educação Ambiental Crítica (EAC) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as potencialidades da articulação entre ensino, pesquisa e extensão num processo de formação de professores, pautado na realidade de uma comunidade escolar, como meio para uma formação inicial crítica. O trabalho foi desenvolvido no componente curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Estágio Supervisionado 3, no período letivo 2021/02. O processo formativo se deu a partir de uma pesquisa-ação-participativa (PAP) desenvolvida com os professores em formação e os moradores do bairro de uma escola pública de Lavras. A PAP se voltou para a compreensão da realidade de uma comunidade escolar, culminando num processo educativo como retorno para essa comunidade. Neste trabalho descreveremos o desenvolvimento da pesquisa e avaliaremos, a partir dos relatos dos licenciandos nas aulas de Estágio, quais foram as contribuições desse processo para sua formação enquanto professores.

Interno - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE (Membro)
Interno - BRENO PASCAL DE LACERDA BRITO (Suplente)
Externo à Instituição - DANIELE CRISTINA DE SOUZA - UFTM (Membro)
Presidente - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Membro)