Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE CRISTINA PEREIRA

DISCENTE: DANIELLE CRISTINA PEREIRA
DATA: 23/03/2023

DIÁLOGO ENTRE POESIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO PIBID DE BIOLOGIA

Poesia; formação de professores; PIBID; ensino de ciência; educação.

Este trabalho é referente à qualificação exigida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e visa compreender o diálogo entre a poesia e a ciência. A pesquisa foi feita com estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Biologia, acompanhando os encontros que ocorreram nos anos de 2021 e 2022. Além disso, os(as) alunos(as) desse programa construíram relatórios com suas percepções sobre o efeito que a arte poética teve sobre o processo de sua formação à docência. Com isso, foi possível compreender que a poesia pode ajudar professores(as) em formação a encontrar um caminho novo, promovendo uma prática pedagógica que rompeu com o ensino de ciências tradicional e menos engessada, possibilitam enxergar os problemas sociais, ambientais, políticos e culturais sobre a perspectiva poética, mas com as concepções que o conhecimento científico permite. Ao longo dos encontros foi promovido saraus, onde poemas conhecidos foram recitados, contudo, houve um momento onde os bolsistas puderam apresentar seus textos autorais e, em seguida, mostrar o que escrever e ler poesia provocou neles(as). Assim, as duas áreas, quando estão no mesmo lado, caminhando para a construção do pensamento crítico, ajuda a ver a realidade que muitas vezes nos é ocultada pelo capitalismo e esse sistema de consumo. Para a pesquisa, optamos pela análise de conteúdo, categorizando as falas dos(as) estudantes. No primeiro momento foi possível encontrar três categorias sobre a percepções da criação de poemas autorais. Já no segundo momento foram encontradas, até então, cinco categorias sobre o que a poesia despertou neles(as). Como resultado parcial, percebemos que essa arte é forte aliado no processo de formação de docentes, contribuindo para uma formação humanizadora e reflexiva.

Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Interno - MARCIO MAGALHAES DA SILVA (Suplente)
Externo ao Programa - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES - DED/FAELCH (Membro)
Presidente - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)