Banca de DEFESA: ANDIARA APARECIDA SOUSA

DISCENTE: ANDIARA APARECIDA SOUSA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: meet.google.com/kpk-vnex-bry

ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SOBRE OS ESTATUTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DE FILMES: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

História e Filosofia da Biologia. Estatuto da Biologia. Cinema. Formação inicial de professores.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A questão da formação profissional de professores para o ensino de Ciências, incluindo a Biologia, tem sido um tema recorrente no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas. Durante os anos 90, houve um aumento do interesse em relação à formação e profissionalização de professores, influenciado pelas reformas educacionais que ocorreram tanto no Brasil quanto em outros países. Essa tendência reflete a importância dada à preparação adequada dos docentes para o ensino dessas disciplinas, além da interrelação entre o campo da biologia e outros componentes do acervo do conhecimento humano, notadamente sua trajetória histórica, dimensões filosóficas e impactos decorrentes de contextos culturais e sociais. A biologia, enquanto disciplina intricada, concentra-se na análise dos organismos vivos e de seus intrincados processos vitais, abarcando desde as intricadas estruturas moleculares até a abrangência dos ecossistemas. O exame de sua história assume relevância ao elucidar o desenvolvimento dos conceitos subjacentes, ao passo que a exploração filosófica questiona os alicerces basilares da vida e do próprio empreendimento biológico. Ademais, a pesquisa biológica é sensível à influência de elementos culturais e históricos, os quais moldam sua evolução e aplicação. O presente estudo tem como desígnio analisar e debater, sob a ótica de futuros professores de Ciências/Biologia, o percurso trilhado durante uma disciplina que promoveu a interlocução entre filmes e os conteúdos pertinentes à História e Filosofia da Biologia. Ao término do curso, solicitou-se aos alunos que elaborassem observações acerca da indagação "O cinema e a História e Filosofia da Biologia, o que este diálogo propiciou?". As observações foram submetidas a uma análise de conteúdo segundo a metodologia de Minayo (2002). Por conseguinte, foi possível constatar que o propósito do trabalho foi atingido, pois os discentes puderam identificar nos filmes elementos pertinentes ao conceito estruturante da Biologia. O diálogo entre a História e Filosofia da Biologia e o cinema revelou-se extraordinariamente enriquecedor, proporcionando uma discussão contextualizada sobre a temática em questão. Ademais, contribuiu para a construção de um olhar crítico acerca da importância da História e Filosofia para a compreensão da Biologia. A compreensão do presente à luz do passado emerge como uma ferramenta de ensino-aprendizagem valiosa para projetar o futuro dentro da perspectiva histórico-filosófica da Biologia, o que se revela de notável relevância para sua apreensão. Nascimento Junior (2010) salienta que o conhecimento científico disponível hoje é fruto de um longo percurso, construído por meio das descobertas humanas e das discussões teóricas que fundamentaram diversas áreas de conhecimento, incluindo a Biologia. Esta ciência tomou forma no século XIX, quando a humanidade estabeleceu relações mais estreitas com a natureza. Compreender esse processo é fundamental, pois a Biologia, enquanto campo do saber, propõe o estudo dos seres vivos e da natureza que os cerca. A inserção da disciplina de História e Filosofia da Biologia nos cursos de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2020 foi um passo significativo para apresentar aos estudantes em formação uma perspectiva crítica sobre a Biologia. Muitos desses alunos carregam uma visão distorcida da Ciência e, por conseguinte, da Biologia, enxergando-a como algo linear e desconsiderando o percurso complexo e desafiador que culminou em nosso entendimento atual. A disciplina tem como propósito demonstrar que os modos de pensar, inclusive os paradigmas clássicos, não seguem uma trajetória linear. Esse é especialmente o caso do conhecimento científico, marcado por rupturas e descontinuidades. A abordagem adotada permite aos estudantes desenvolver um olhar crítico e contextualizado sobre a Biologia, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada da disciplina. Em virtude da pandemia de COVID-19, a disciplina foi ministrada de forma remota, e o uso de obras cinematográficas se mostrou fundamental para integrar a arte ao processo pedagógico. A sétima arte, por si só, oferece uma forma de aprendizagem mais envolvente. Além disso, a escolha de filmes que escapam ao domínio da indústria cultural burguesa quebra barreiras, capacitando os estudantes a apreciar obras que transcendem as ideologias limitadoras disseminadas por essa indústria. Em suma, este estudo busca compreender o impacto do diálogo entre a História e Filosofia da Biologia e o Cinema na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A utilização de filmes e artigos científicos como ferramentas complementares foi essencial para proporcionar uma visão mais abrangente e contextualizada da Biologia. O processo de análise, conduzido com base na metodologia de Minayo (2002), possibilitou a identificação de elementos cruciais que contribuíram para uma compreensão mais rica e integrada da disciplina.

Interno - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE (Suplente)
Presidente - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - UFG (Suplente)
Externo à Instituição - SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES - UFG (Membro)