News

Banca de DEFESA: ISABELA GARCIA COUTINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA GARCIA COUTINHO
DATA: 12/12/2023
HORA: 18:00
LOCAL: https://meet.google.com/haw-vkou-rcs?hs=224
TÍTULO:

Resgatando "As Coisas do Céu": Uma prática decolonial  de astronomia e cosmologia sob a perspectiva das cosmovisões dos povos originários na formação continuada de docentes.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Astronomia e Cosmologia; Astronomia e Cosmovisões dos povos originários; Decolonialidade; Educação Intercultural


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Astronomia
SUBÁREA: Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
ESPECIALIDADE: Astronomia Fundamental
RESUMO:

Há um fato em comum entre os diversos povos humanos e os primórdios de suas organizações socioculturais; em todas, as “coisas do céu” orientaram desde aspectos espirituais/religiosos até a ética e a moral. Ou seja, sempre houve uma relação profunda entre ser humano-céu-terra e, com isso, os conhecimentos astronômicos e cosmológicos possuem papel fundamental na constituição de diferentes culturas humanas. 


Assim também aconteceu na construção da sociedade ocidental, entretanto, a “evolução” social e científica fragmentou tal relação, prejudicando a abordagem desses conhecimentos tanto no Ensino de Ciências quanto durante a própria atuação docente. Além disso, professores e professoras que lecionam sobre os temas abrangidos pelas áreas de Astronomia e Cosmologia não os veem durante a formação inicial, afetando, portanto, em como tais conhecimentos chegam às alunas e alunos da Educação Básica. Diante disso, surge o seguinte questionamento: como auxiliar esses e essas docentes e, ao mesmo tempo, resgatar a relação ser humano-céu-terra perdida no decorrer da história ocidental? 


A opção escolhida por esta pesquisa foi trazer a re-humanização do céu através das cosmovisões dos povos originários durante o ensino de astronomia e cosmologia, buscando contrapor o movimento hegemônico fragmentário da sociedade ocidental através da decolonialidade e da educação decolonial e intercultural. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi oferecer para docentes atuantes e/ou em formação inicial um minicurso que tratasse dos assuntos aqui levantados. Através das respostas dos e das participantes em questionários aplicados, discutimos criticamente sobre os efeitos da “evolução” ocidental tanto no ensino de astronomia e cosmologia, na formação docente e nas diversas cosmovisões dos povos originários. Ao final, o minicurso se mostrou eficaz em seu propósito, visto que os e as partícipes demonstraram uma reflexão crítica em suas falas. E, o mais importante, este trabalho se torna um importante aliado da luta pela existência e resistência dos povos originários. 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO ANDRADE PINTO MONTEIRO - UFRJ (Membro)
Externo à Instituição - LAYSA GONÇALVES MARTINS - EPCAR (Suplente)
Externo ao Programa - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES - DED/FAELCH (Membro)
Interno - JOSE ALBERTO CASTO NOGALES VERA (Suplente)
Presidente - KAREN LUZ BURGOA ROSSO (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 08:20
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 27/04/2024 22:55