Banca de DEFESA: CLÁUDIA MARIA DOS ANJOS

DISCENTE: CLÁUDIA MARIA DOS ANJOS
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Google meet

Percepção Ambiental, reconhecimento e inclusão dos catadores: um estudo de caso de uma Associação de coletadores de recicláveis no sudeste brasileiro.

Percepção e Impactos Ambientais, Educação Crítica, Alunos do ensino fundamental, Catadores, Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

O crescimento desordenado e acelerado das cidades é acompanhado do aumento na produção de resíduos sólidos e recicláveis, aumento esse que tem provocado alterações e impactos ambientais negativos ao meio ambiente. Diante disso, a conservação do meio ambiente para as futuras gerações, a coleta dos resíduos sólidos executada por catadores e a visão das crianças diante desse problema é essencial para se ter uma sociedade desenvolvida. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção ambiental de crianças de 9 e 10 anos da Escola Municipal Américo Leite sobre o serviço de coleta de resíduos sólidos dos catadores de recicláveis da Associação de Coletadores de Recicláveis do município de Carmópólis de Minas – MG associados da ASCAR, e, também, analisar a percepção ambiental dos associados a Ascar. As crianças terão aulas sobre questões ambientais e farão uma visita a Ascar para conhecer a realidade dos associados. Será realizado um questionário às crianças e outro aos associados para coletar dados da percepção dos mesmos sobre as problemáticas ambientais. Os dados serão avaliados em métodos estatísticos e proporcionais no software Microsoft Office Excel 2007, onde serão gerados gráficos para apresentação dos dados utilizando-se da estatística descritiva. Os resultados servirão de base para propor medidas de educação ambiental para fomentar a análise crítica das crianças e promover o interesse das mesmas sobre o assunto, além de entender a realidade dos associados para promover melhorias na qualidade de vida dos mesmos.

Presidente - ROSANGELA ALVES TRISTAO BOREM (Membro)
Externo à Instituição - MIRLAINE ROTOLY DE FREITAS - CLL (Membro)
Externo à Instituição - FELIPE SANTANA MACHADO - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - CATARINA TEIXEIRA - UFTM (Membro)