Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL ANGELO CAMPOS VARGAS

DISCENTE: GABRIEL ANGELO CAMPOS VARGAS
DATA: 20/02/2024
LOCAL: meet.google.com/bqo-wmro-bqt

Música na Formação Docente de Ciências e Biologia: uma análise da experiência do PIBID

Educação científica;

Arte;

Pedagogia histórico-crítica.

O que se percebe hoje é uma manutenção dos antigos modelos de educação e não uma renovação de acordo com as mudanças da sociedade. Mesmo com algumas transformações propostas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), o modelo tradicional de educação do início do século XX vigora ainda hoje e é hegemônico no contexto brasileiro. Este, prioriza uma formação cultural-cognitiva ao invés de um investimento na formação didático-pedagógica. Os autores ainda apontam que existe um distanciamento do projeto pedagógico dos cursos de formação e que a taxa de ausência dos alunos nas disciplinas referentes aos conteúdos pedagógicos é alta. Considerando o sistema de créditos, modelo de organização das matrículas nas disciplinas da instituição, a evasão ou ausência dos alunos nesses componentes curriculares tem como consequência, com o passar do tempo, a dispersão dos alunos que se interessam pela área da docência no ensino de ciências e biologia. Tal consequência se desdobra em uma formação pedagógica individualizada destes discentes e dificulta uma formação para a docência com aspectos advindos da coletividade em seu processo. Fazendo do PIBID o único ambiente efetivamente coletivo aliado à uma proposta focada na formação de professores. Isso faz do PIBID um ambiente formativo fundamental no ambiente universitário quando assume a função de formar professores com um princípio didático-pedagógico, que rompe com os modelos tradicionais e busca oferecer uma formação política, ambiental, cultural e pedagógica para os futuros professores e professoras de maneira constante e objetiva, sem perder de vista as questões conceituais da ciência e da biologia. A música popular brasileira, que é o foco da análise deste projeto, foi apropriada e participou do processo como um elemento formativo provedor de possibilidades, estabelecendo instâncias de diálogo integradoras da realidade social, política, cultural, ambiental e pedagógica.

Presidente - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO - UNESP (Membro)
Externo à Instituição - MARCO TULIO MENDES FERREIRA - ND (Suplente)
Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Suplente)