Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA VENANCIO ESPULDARO

DISCENTE: LARISSA VENANCIO ESPULDARO
DATA: 19/02/2024
LOCAL: meet.google.com/iji-prgn-vai

Cinema e educação científica: reflexões na formação docente a partir do PIBID da Licenciatura em Ciências Biológicas

Cinema e formação de professores;

Pedagogia histórico-crítica;

Educação transformadora.

O presente trabalho tem como objetivo analisar as avaliações dos estudantes do pibid sobre filmes assistidos e discutidos e identificar os possíveis diálogos entre o cinema, educação científica e formação de professores. A proposta metodológica da pesquisa é, a partir dos relatórios finais do projeto do programa, realizar, através da análise de conteúdo com categorização por frequências, proposta pela autora Minayo (2008) e relacionar com o referencial teórico apresentado para buscar compreender como cinema pôde contribuir com a formação de professores e com a educação científica. Refletindo sobre o ambiente de formação, o cinema se insere na prática pedagógica enquanto recurso que abre instâncias de diálogos entre a realidade apresentada na tela e a realidade dos alunos. Dessa forma, contextos que existem na realidade natural e social podem ter seus aspectos levados para debate de uma maneira não tradicional. Ao se referir a uma maneira não tradicional, considero as pedagogias propostas pelo autor Dermeval Saviani em sua obra “Pedagogia Histórico Crítica”. A pedagogia tradicional possui como marca uma hierarquização entre a posição do professor em relação aos alunos. Ela desconsidera os conhecimentos prévios dos alunos, possui um foco único nos conhecimentos teóricos, não possui uma preocupação em relacionar os conhecimentos científicos com a realidade social, política, cultural, ambiental e midiática. A pedagogia tradicional coloca os sujeitos em formação numa posição de passividade, o que por consequência leva à uma formação de sujeitos também passivos. O cinema apropriado da maneira como foi feito nas práticas propostas pelo PIBID na licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA possibilitou discussões diversas. Ao estabelecer instâncias de diálogo com a realidade dos alunos, permite um debate e uma construção coletiva dos conhecimentos que foram trabalhados, de uma maneira lúdica e integradora da realidade social, cultural, política e ambiental, permitindo assim uma formação de sujeitos capazes de refletir os conhecimentos científicos de maneira crítica e reflexiva e que não se distancia da realidade dos futuros professores.

Presidente - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Membro)
Externo à Instituição - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO - UNESP (Membro)
Interno - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Suplente)
Interno - LUIZ ROBERTO TAKAYAMA (Membro)