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Banca de DEFESA: FLÁVIA HÉVILA MARTINS BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA HÉVILA MARTINS BEZERRA
DATA: 05/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/ong-iabh-bej
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO
ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão, Educação, DUA (Desenho Universal Para
Aprendizagem), Ensino de ciências.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A inclusão é uma quebra de paradigma no meio educacional, pois colabora para
refletirmos sobre a diversidade e a importância do respeito à particularidade de cada
pessoa. Após a implementação da inclusão na educação, as escolas não poderiam
seguir da mesma forma que estavam, com metodologias de ensino antiquadas que
contribuem para a exclusão de alunos que não se encaixam em seus parâmetros.
Por esse motivo, o Desenho Universal Para Aprendizagem é uma ferramenta
crucial. Ele sugere um esforço por parte das instituições educacionais para modificar
seu método de ensino. O DUA propõe adotar uma abordagem que venha a
considerar as particularidades dos estudantes com deficiência e de todos presentes
no meio escolar. Por esse motivo, a presente pesquisa tem por finalidade explorar
como o Desenho Universal Para Aprendizagem (DUA) pode auxiliar na inclusão de
alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
ou superdotação. Especificamente, o estudo se concentra na aplicação desta
abordagem no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Com
caráter bibliográfico e de campo, foi realizada em uma abordagem metodológica
qualitativa, com o intuito de se realizar uma intervenção pedagógica. O estudo em
questão focalizou a análise da inclusão no ensino de ciências em uma instituição da
rede municipal de Juiz de Fora. Observando as lacunas no processo educacional,
discutindo como estratégias baseadas no Desenho Universal para Aprendizagem
podem contribuir para a promoção da inclusão de crianças com deficiência. Na
intervenção, colocando as diretrizes do DUA em prática, contribuiu para o
envolvimento do aluno na aula, não houve brecha para desregulação do aluno. No
decorrer da intervenção, houve apresentação do que era esperado que o aluno
alcançasse, fornecendo uma maior compreensão sobre o conteúdo que seria
abordado, a metodologia de ensino e o conhecimento que iriam adquirir com a aula.
Consecutivamente, houve maior interação do discente com deficiência com os
demais colegas da turma e com professoras. Portanto, o DUA se apresenta como
um método que fornece princípios e diretrizes essenciais para efetiva inclusão no
ensino de ciências. Isso ocorre porque, ao usar o DUA e uma variedade de
recursos, fornece a possibilidade de uma participação ativa de todos os alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MYLENE CRISTINA SANTIAGO - UFRJ (Membro)
Externo à Instituição - MARAÍSA MAGALHÃES ARSÊNIO - UFR (Suplente)
Interno - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Membro)
Presidente - GUSTAVO COSTA DE SOUZA - UFRJ (Membro)
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Suplente)
Notícia cadastrada em: 16/01/2024 15:21
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