Banca de QUALIFICAÇÃO: GAUTHIER FIGUEIREDO NETTO

DISCENTE: GAUTHIER FIGUEIREDO NETTO
DATA: 13/03/2024
LOCAL: Remota

A sétima arte, o Ensino de Ciência e a Pesquisa Científica: os estudos acadêmicos sobre o cinema no Brasil

cinema; ensino de ciências; universidade; pesquisa científica

SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Antropologia Educacional

O Cinema definido como a sétima arte também é um campo de estudo nas universidades. Durante as últimas décadas, com o pioneirismo de Nelson Pereira dos Santos e a implementação em 1968 de um dos primeiros cursos de graduação no país na UFF - Universidade Federal Fluminense, o cinema  vem reafirmando a  sua consolidação no cenário científico, com pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento. O presente trabalho tem o objetivo de conhecer o cenário científico, tanto de dissertações como teses, em programas voltados ao Ensino de Ciências da Plataforma Sucupira que tenha a invenção secular como palavra-chave. Para tanto utilizamos, os acervos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), os Periódicos Capes e diversos repositórios institucionais de universidades públicas.  Além disso, discutimos a relação entre cinema e sociedade tendo como base os conceitos de dialogismo e intertextualidade do Círculo de Bakhtin, a história do cinema educativo brasileiro e Humberto Mauro e também o cinema como potencializador de debates nas aulas de ciências mediadas pelo professor.

Interno - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Suplente)
Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - BRENO PASCAL DE LACERDA BRITO - UFBA (Suplente)
Externo à Instituição - Alice Akemi Yamasaki - UFF (Membro)