News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA
DATA: 27/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Diálogos em Educação, Ciência, Arte, Sociedade e Ambiente - LaDECASA
TÍTULO:

O TEMA "DROGAS" SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES



PALAVRAS-CHAVES:

formação de professores, drogas, pedagogia histórico-crítica



PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO:

Não é muito difícil perceber que as drogas estão é uma questão cada vez mais presentes na vida cotidiana e que está também presente no ambiente escolar. Porém, apesar de sua popularidade e relevância, sendo um problema comum em todo o Brasil, discutir a respeito do tema nas escolas ainda é um tabu. O tema é gerador de questões polêmicas e controversas, e, como outros  a maioria dos temas polêmicos e controversos, não é discutido ampla e profundamente pela sociedade e nem abordado no currículo escolar de forma sistemática, ampla, abordando seus , de forma ampla, junto aos conteúdos científicos, levando em consideração questões sociais e históricoas.O que vigora é a presença de um viés conservador e proibicionista, que não pretende de fato pensar sobre a questão das drogas de maneira crítica e por meio de um olhar histórico. Quando temas como a questão de drogas, geradores de polêmicas e controversas, não são abordados e debatidos de forma ampla, considerando os diversos elementos que buscando compreender os aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais que compõem suas problemáticas, a fim de munir os indivíduos de conhecimentos científicos para pensarem mais profundamente a respeito dessas questões (para além do aparente), perpetua-se a há o favorecimento da formação de indivíduos pouco mais aptos a não a compreender e participarem de discussões que impactam diretamente em suas vidas e nas de outros. Pensando nessas questões, e compreendendo que a formação de professores críticos é fundamental para mudar este cenário,  foi elaborado um minicurso para a formação de professores onde o tema fosse tratado sob a uma perspectiva da Pedagogia Hhistórico-Ccrítica, de forma a desmistificar o tema e contribuir para a formação dos futuros professores e professoras. O minicurso foi parte da formação do grupo do Pprograma de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, estando relacionado com as atividades de pesquisa sobre as realidades escolares com as quais o grupo trabalha. que ocorreram durante o programa. O minicurso ocorreu em três momentos, onde que para cada momento, foi destinado um dia.. Para avaliação do minicurso, foram utilizadas ferramentas digitais, como técnicas de nuvem de palavras, e perguntas com respostas discursivas em papel.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - PAULO RICARDO DA SILVA - DQI/ICN (Membro)
Presidente - MARINA BATTISTETTI FESTOZO (Membro)
Interno - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES (Membro)
Externo à Instituição - LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO - UNESP (Suplente)
Interno - ANTONIO FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR (Suplente)
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 22:27
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 13:01