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Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Nilvana Moreti Ferreira Rosa - em 25/02/2022

Mestranda:

Nilvana Moreti Ferreira Rosa

 

Título:

UM OLHAR PARA AS EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

 

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Profa. Dra. Iris Aparecida Custódio – USF

 

Data: 25/02/2022

Horário: 14h

 

Local:

https://meet.google.com/wca-evob-yxc

 

RESUMO: Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo principal evidenciar os desafios de docentes de Matemática ao desenvolverem à docência em meio ao Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia da COVID-19. A partir disso, propõe-se responder a seguinte questão de investigação: “Que sentidos são atribuídos por docentes de Matemática às suas experiências de formação e experiências profissionais no âmbito do Ensino Remoto Emergencial?”. Buscando respostas para essa questão, elegeu-se os seguintes objetivos: I) identificar as estratégias desenvolvidas pelos docentes de Matemática, que atuam na Educação Básica, durante o período de trabalho caracterizado como Ensino Remoto Emergencial; II) compreender como os docentes percebem a sua formação, os acontecimentos e as experiências no período de Ensino remoto Emergencial; III) compreender como a trajetória de formação, de atuação profissional e de realização da pesquisa constituiu-se em desenvolvimento profissional da pesquisadora. Tais discussões estão pautadas em estudos sobre Experiência, Saberes Docentes e Formação de Professores. Foram utilizadas três ferramentas para a produção dos dados: Diário de campo, Grupo de Discussão/Reflexão e Memorial de formação. Ao todo, três professoras e um professor atuantes durante o Ensino Remoto foram convidados para narrarem as suas experiências no Grupo, que foram transcritas e analisados à luz da Análise de Narrativa. Além disso, o memorial de formação da pesquisadora foi utilizado como fonte de dados na análise de sua trajetória formativa. Identificou-se que o processo educativo no Ensino Remoto Emergencial foi desafiador, uma vez que todos os problemas educacionais estruturais foram reforçados, desvelados e/ou ampliados durante esse período. Dentre os desafios, evidenciou-se: o uso de tecnologias, as interações com os estudantes e familiares e a prática pedagógica no ambiente virtual. Destaca-se que, apesar das dificuldades enfrentadas, os professores se mostraram resilientes e corajosos. No que tange aos saberes docentes foi possível identificar, que principalmente, os saberes experenciais constituídos antes da Pandemia, nem sempre convergiram com as necessidades que surgiram no Ensino Remoto, no entanto, novos saberes foram constituídos. Os professores destacaram como alguns aspectos de suas práticas constituíram-se em Experiências.

 

Palavras-Chave: Narrativas. Experiência. Pandemia. Ensino Remoto Emergencial. Saberes Docentes. Matemática.

Notícia cadastrada em: 02/02/2022 13:02
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