News

Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Ana Flavia Silva - em 30/11/2023

Mestrando(a):

Ana Flavia Silva

Título:

A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA TURMA DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Profa. Dra. Fernanda Barbosa Ferrari – UFLA

Profa. Dra. Adriana Aparecida Molina Gomes – UFMS

Data: 30/11/2023

Horário: 14h

Local:

Anfiteatro 2 do ICET/UFLA

RESUMO: A presente pesquisa é de abordagem qualitativa. Como objetivo geral procura-se investigar as significações produzidas, por estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Lavras-MG, quando inseridos em uma prática problematizadora de ensino e aprendizagem sobre o Sistema Monetário Brasileiro, em contextos de Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Crítica.  Como objetivos específicos busca-se: compreender o movimento e os processos de produção de significados sobre o sistema monetário brasileiro e identificar os argumentos e as estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução de problemas. Ressalta-se que a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são características básicas no desenvolvimento desse tipo de pesquisa, sendo que a pesquisadora teve contato direto com o ambiente e o objeto de estudo. A produção dos dados ocorreu no mês de outubro de 2023, a partir do desenvolvimento de uma unidade didática com uma turma de 25 estudantes. Na produção de dados foram utilizados áudio e vídeo gravações, produções escritas dos estudantes e o diário de campo da pesquisadora. A análise dos indícios do movimento de significações dos estudantes apoia-se na perspectiva histórico-cultural.

Palavras-Chave: Sistema Monetário Brasileiro. Educação Financeira Escolar. Educação Matemática Crítica. Resolução de problemas.

Notícia cadastrada em: 30/11/2023 13:51
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/04/2024 12:58