Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAYTON RAMOS DA SILVA

DATA: 26/06/2022
LOCAL: Anfiteatro do DFI

PROPAGAÇÃO DE LEISHMANIOSE VISCERAL: MODELAGEM BASEADA EM AGENTES

Leishmaniose visceral. Modelagem baseada em agentes. Propagação deepidemias. Redes complexas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Física Estatística e Termodinâmica

As doenças negligenciadas são problemas recorrentes e comuns em países subdesenvolvidos,nos quais os governos não têm condições ou tanto interesse em investir nos tratamentos delas.Isto é, são doenças, que como o próprio nome sugere, são negligenciadas e estão relacionadas àscondições socioambientais e socioeconômicas. Algumas dessas doenças negligenciadas estãopresentes em várias regiões brasileiras, inclusive algumas com grande número de casos como éo caso das leishmanioses, transmitidas pelos protozoários do gênero Leishmania. Basicamenteexistem dois quadros clínicos: a leishmaniose cutânea ou tegumentar, que afeta principalmentea pele e mucosas, e a leishmaniose visceral, que é, por sua vez, mais grave e atinge os órgãos.O vetor que transmite as leishmanioses são moscas hematófagas (que se alimentam de sangue)denominadas flebotomíneos. Essa doença pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa. Os casos mais frequentes envolvem os cães e humanos como hospedeiros, e a eutanásiaem cães que hospedam o parasita da leishmaniose é uma prática comum no Brasil, apesar deestudos concluírem que há alternativas melhores para diminuir a incidência de casos entre hu-manos, por exemplo, o uso de coleiras com inseticidas. Tendo em vista a propagação destadoença e os elevados números de casos em países como o Brasil, é relevante que se obtenhamaneiras de descrever o processo dinâmico de propagação dessa doença. Portanto, neste tra-balho, pretende-se elucidar o processo dinâmico de propagação da leishmaniose, consideradaendêmica. Por meio de modelagem matemática e computacional, utilizando ferramentas de mo-delagem baseada em agentes e redes complexas, vamos investigar a propagação dessa doençaconsiderando de uma maneira inovadora, isto é, não considerando apenas o processo epidêmicoem humanos, mas também considerando a interação entre as três principais populações envolvi-das: cães, humanos e flebotomíneos. Para isso, será necessário utilizar uma simulação baseadaem agentes com um modelo de rede multicamada, onde cada camada representa uma popula-ção e há interação entre as camadas através de conexões entre humanos, cães e flebotomíneosque dependem da distância geográfica entre eles. Ademais, pretende-se procurar compreenderquais os meios ou métodos preventivos mais eficientes para diminuir a taxa de propagação.Porfim, também pretendemos aplicar o modelo desenvolvido em dados reais que serão obtidos em banco de dados disponíveis gratuitamente nainternet.

Presidente - SERGIO MARTINS DE SOUZA (Membro)
Externo ao Programa - JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE - DME/FCS (Membro)
Interno - IGOR SAULO SANTOS DE OLIVEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - GABRIEL GOMIDES PIVA - PUC - RJ (Membro)