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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSLA MARIANE DE SOUZA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYSLA MARIANE DE SOUZA ALVES
DATA: 06/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

LEITURA DE PALAVRAS EM TESTES DO PROGRAMA DE
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (PROAJA-PIAUÍ)



PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Leitura de palavras. Decodificação. Educação de Jovens e Adultos.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:


O processo de aquisição da leitura e a fase de alfabetização vão além do mero ensino e
aprendizado no ambiente escolar, tornando-se essenciais para os indivíduos em uma
sociedade letrada. Esta dissertação tem como principal objetivo investigar e
compreender a leitura de palavras, bem como o processo de decodificação e
aprendizagem por jovens, adultos e idosos participantes do Programa de Alfabetização
no estado do Piauí. Este estudo não se limita à aquisição da prática leitora, abordando
também a intricada relação entre oralidade e escrita, além dos desafios apresentados
pelos participantes. A base teórica fundamenta-se em autores como Cagliari (2009),
Cristófaro-Silva (2010), Ferreiro e Teberosky (1985), Fontes-Martins (2014), Morais
(2008), Oliveira (2005), Rocha-Martins (2014), Soares (2021) e outros estudiosos que
abordam essa temática. Para esta pesquisa, foram utilizados os dados consolidados das
avaliações iniciais do Programa de Alfabetização de jovens e adultos no estado do Piauí,
PROAJA-PIAUÍ, contendo um total de 5.616 registros. A análise dos dados concentrou-
se nos itens relacionados à leitura, permitindo traçar um panorama dos estágios iniciais
da aquisição da mesma, desde a fase pré-silábica até a fase ortográfica. Através dos
perfis delineados, foi possível observar os avanços e desafios desse processo complexo
e não linear. Além disso, foram explorados os problemas e dificuldades encontrados
pelos discentes, ocorridos durante o processo de leitura e decodificação por parte desses
indivíduos. Conclui-se que tais questões não devem ser vistas como falhas, mas como
elementos inerentes ao processo de aprendizagem e consolidação das habilidades
próprias do mundo letrado. Esse processo requer tempo e uma abordagem sistemática
com o aprendiz.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ANDREA PORTOLOMEOS - UFF (Suplente)
Externo à Instituição - Ana Paula Huback - UC (Suplente)
Externo à Instituição - DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - GLADYS AGMAR DE SÁ ROCHA - UFMG (Membro)
Interno - MARCIO ROGERIO DE OLIVEIRA CANO (Membro)
Presidente - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 11:25
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