PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Versión en Portugués Versión en Inglés Versión en Francés

Teléfono/Ramal: (35) 2142-2066
E-mail: ppgletras.del@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/letras/
Noticias

Banca de DEFESA: GUILHERME AUGUSTO DE FIGUEIREDO CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME AUGUSTO DE FIGUEIREDO CARNEIRO
DATA: 15/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

 

 

 

Transformação Identitária do Professor durante sua Atuação na Pandemia Observada pela Linguística Sistêmico-Funcional


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino remoto individualizado, Identidade docente, Linguística Sistêmico-Funcional.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Dedico-me, neste trabalho, à análise da construção identitária de um professor de língua inglesa recém-formado, enfocando seus primeiros passos na carreira de ensino remoto individualizado. Com base em narrativas autobiográficas como fonte de dados, busco responder, por meio desta dissertação, a três indagações principais: (a) quais foram as aprendizagens necessárias para a atuação no ensino remoto individualizado?; (b) Quais foram os pontos de virada percebidos na minha trajetória profissional? e (c) Como os pontos de virada e as necessidades de aprendizagem, destacados na autobiografia, se realizaram pela linguagem? Para auxiliar a descoberta dos reforços, considero como pilares fundamentais o ensino remoto individualizado (Bleistein; Lewis 2015), o ensino na pandemia (Leurquin, 2020), (Denards, Marcos e Stankoski, 2021), (Lucena, Alves,  Ramos 2022), o conceito de identidade docente, (Barkhuizen, 2017), (Romero, 2020) agência (Allen, 2018), além dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014),(Fuzer; Cabral, 2014). Destaca-se, por meio da análise, a importância da Transitividade (Halliday, Mathiessen, 2014), bem como os detalhes significativos sobre o processo de reconhecimento como professor, enquanto a Avaliatividade (Martin, White 2005) emerge como uma ferramenta essencial para a mensuração do impacto dos eventos na minha vida e como cada evento foi essencial em minha transformação. Sublinha-se, neste estudo, assim, a relevância da linguagem, especialmente por meio dos elementos de transitividade e avaliatividade, relativos à compreensão da transformação identitária do professor, fortalecendo a compreensão do caráter social da linguagem.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABÍOLA APARECIDA SARTIN DUTRA PARREIRA ALMEIDA - UFG (Suplente)
Externo à Instituição - RENATO CAIXETA DA SILVA - CEFET/MG (Membro)
Externo ao Programa - TUFI NEDER NETO - DEL/FAELCH (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Presidente - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 10:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/04/2024 12:42