Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CANDIDO DA SILVA NETO

DISCENTE: JOSE CANDIDO DA SILVA NETO
DATA: 07/05/2024
LOCAL: http://meet.google.com/ncw-jazm-zsj

GESTÃO DA INTEGRIDADE E CAPACIDADES ESTATAIS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Gestão da Integridade; Instituições Federais de Ensino Superior; Capacidades Estatais

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais

Tem sido cada vez mais comum na administração pública a adoção de práticas de gestão da integridade, por meio da criação de programas de compliance, elaboração de códigos de conduta, regimentos disciplinares e demais atos normativos que objetivam controlar a subjetividade dos indivíduos com vistas ao atendimento do interesse público. O uso dessas ferramentas e mecanismos gerenciais tem a pretensão de prevenir e remediar as ocorrências geradas por comportamentos contrários ao interesse público. Embora essas iniciativas sejam amplamente recomendadas, ainda não é possível determinar quais são as capacidades do estado  requeridas para sua implementação, sobretudo no caso das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesse contexto, esta pesquisa objetiva descrever os desafios para a implantação da cultura de integridade considerando os elementos técnicos-administrativos, político-relacionais e fiscal que determinam a capacidade estatal da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Justifica-se esta pesquisa pela centralidade que o combate à corrupção alcançou no imaginário coletivo da sociedade brasileira, sobretudo a partir do ano de 2013. Além disso, cita-se a necessidade de se superar uma compreensão reducionista da integridade pública como mero expediente anticorrupção, rumo a uma ideia que abranja a construção de ambientes institucionais, efetivamente inclusivos, diversos e plurais, com legitimidade e eficiência. A eleição da UFLA como objeto específico de análise para gestão da integridade e como referência de boas práticas em governança é justificada pelo seu desempenho alcançado nos índices de governança e gestão públicas mantidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ademais, esse estudo de caso poderá fornecer conhecimentos e resultados úteis para aplicação em contextos organizacionais similares, como é o caso das demais IFES que possuam estrutura e contexto de inserção social análogos.

Externo à Instituição - NAIARA LEITE DOS SANTOS SANT ANA - UFC (Suplente)
Interno - MARCOS DE OLIVEIRA GARCIAS (Suplente)
Interno - JANDERSON MARTINS VAZ (Membro)
Presidente - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)