AS POSSIBILIDADES DO USO DO MINECRAFT EDUCATION PARA O ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Minecraft Education, Educação Básica, recursos digitais, práticas de ensino,
formação docente.
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica exploratória-explicativa que teve como objetivo investigar as possibilidades do uso do Minecraft Education no ensino no contexto da Educação Básica. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de pesquisa Linguagens, Diversidades Culturais e Inovações Pedagógicas. O estudo analisou o uso do Minecraft Education como recurso de ensino e aprendizagem.
A coleta e seleção do material foram realizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma de Teses e Dissertações da CAPES , que descrevem e analisam práticas de ensino concretas no contexto da Educação Básica. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que é possível pensar em práticas de ensino inovador na Educação Básica e na docência comprometida. Como conclusão,o Minecraft Education pode ser uma ferramenta educacional extremamente valiosa para enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Ao permitir que os alunos explorem e criem em um ambiente virtual, o Minecraft Education têm o potencial de tornar os conceitos abstratos mais concretos e emocionantes. Além disso, essa plataforma pode promover
habilidades essenciais, como colaboração, comunicação e resolução de problemas.
O Produto Educacional "Sequência didática" desenvolvido a partir desta pesquisa, amplia e exemplifica a atuação pedagógica dos professores na Educação Básica utilizando recursos digitais. Além disso, o produto possibilita o reconhecimento e aproveitamento de diferentes ambientes formativos disponíveis na Web.