Banca de DEFESA: RICHARD LIMA REZENDE

DISCENTE: RICHARD LIMA REZENDE
DATA: 29/11/2021
LOCAL: on line - Google Meet

ENCANTAMENTO, CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO EM AULAS DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS, MG: UM ESTUDO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Formação de Professores. Residência Pedagógica. Encantamento. Problematização. Contextualização

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A proposta deste trabalho surgiu no início do segundo semestre de 2019 quando uma professora de uma escola estadual de Lavras, Minas Gerais, entrou para o Programa Residência Pedagógica (PRP) de Biologia da Universidade Federal de Lavras. O PRP surgiu com alguns objetivos, como proporcionar uma formação que articule consistentemente os aspectos teóricos e práticos do saber docente, fazer com que os residentes vivenciem e experimentem o trabalho desenvolvido nas escolas, desde a observação e planejamento de atividades até a regência de aulas, em que estes possam conhecer e desenvolver novas técnicas de ensino e entenderem mais a fundo sobre a gestão escolar. Assim que professora foi incorporada ao grupo ela aceitou a proposta de trabalhar em conjunto para planejar, construir e desenvolver práticas pedagógicas de biologia para cinco turmas de segundo ano do ensino médio. Com um grupo de 6 residentes, as atividades foram planejadas e aplicadas dentro do ensino de quatro bloco de temas: biomas, nicho e habitat, mecanismos da evolução e classificação biológica. Ao final desses blocos, os residentes orientaram quatro das turmas na participação em uma Feira de Ciências da própria escola em questão. Partindo dessa experiência, o objetivo deste trabalho é investigar como o PRP agiu na formação desses sujeitos. Esse interesse em compreender o impacto do programa na formação de professores leva em conta os problemas que a formação de professores enfrenta: como a dualidade nos cursos de licenciatura e a desarticulação entre teoria e prática. Sendo assim, para analisar como o programa agiu na formação desses residentes foram utilizados dois momentos de avaliação (questionário e grupo focal) em que estes sujeitos relataram todo o processo vivido. Utilizando-se da análise de conteúdo, mais especificamente do método de categorização, foram reconhecidas cinco categorias nas falas dos residentes. A primeira diz respeito ao problema com o domínio do conteúdo e da metodologia por três dos participantes. A segunda categoria faz menção ao problema que os residentes tiveram em estabelecer diálogo com os estudantes. A ausência da professora preceptora em algumas das várias reuniões do PRP fez com que os estudantes apontassem a falta que ela fez durante o planejamento e desenvolvimento das atividades, mas que também não havia outra maneira da professora participar, uma vez que o melhor possível foi feito, se configurando como a terceira categoria. A quarta categoria identificada reuniu os relatos dos residentes que apontaram a dificuldade em articular as demandas da universidade com as demandas do PRP. Por último, o trabalho coletivo proporcionado pelo PRP foi reconhecido de maneiras diferentes pelos residentes, em que agiu no aperfeiçoamento individual destes por meio de atividades em conjunto de constante reflexão, discussão e compartilhamento de saberes. Após ter percorrido todo este caminho, conclui que o PRP demonstra a necessidade que os cursos de licenciatura tem de programas como estes, pois de um lado representa falhas nos componentes curriculares básicos dos cursos, por outro, concretiza um momento e espaço formativo coletivo.

Externo à Instituição - SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES - UFG (Suplente)
Externo à Instituição - LIZETE MARIA ORQUIZA DE CARVALHO - UNESP (Membro)
Externo ao Programa - JACQUELINE MAGALHAES ALVES - DED/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - UFG (Membro)