Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Adrielly Antonia Santos Gomes - em 25/11/2021

Mestranda:

Adrielly Antonia Santos Gomes

Título:

O PROCESSO DE INSERÇÃO DA PRIMEIRA ESTUDANTE SURDA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Ana Cristina Ferreira – UFOP

Data: 25/11/2021

Local:

RESUMO: A presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivo “analisar os aspectos de inserção e permanência de uma mestranda Surda no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática de uma universidade no Sul de Minas”. Para a constituição dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com o corpo docente, a monitoria, o intérprete, a estudante Surda e uma representante do programa de acessibilidade da universidade. Também foram utilizados diários de campo redigidos ao longo das aulas do mestrado em que a estudante Surda esteve presente. As observações das aulas aconteceu no período de 13 de março de 2021 a 13 de agosto de 2021 de forma virtual por conta do cenário de pandemia causado pela COVID-19 e as entrevistas no período de 16 de junho de 2021 a 20 de agosto de 2021. Procuramos responder o seguinte questionamento: “que ações foram realizadas que pode contribuir para a inserção e permanência de uma estudante Surda que foi inserida em um programa de pós-graduação?.”. Para análise dos dados utilizamos a metodologia análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e Mendes e Miskulin (2017). Com os dados transcritos e analisados para a qualificação chegamos a três pré-categorias de análise, sendo elas: os aspectos da Surdez: comunicação, grupo majoritário e o português como segunda língua; a prática docente e os recursos didáticos utilizados para incluir uma Surda na pós-graduação; ações desenvolvidas pela universidade para contribuir no processo de inserção e permanência de uma mestranda Surda, o intérprete, as políticas de inclusão e o cenário pandêmico.

Palavras-Chave: Surdas e Surdos. Educação Matemática. Educação Inclusiva. Ensino Superior. Inclusão.

Notícia cadastrada em: 13/11/2021 12:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 23/04/2024 03:17