Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Letícia Alves Chaves - em 27/03/2024

Em exame de qualificação, aluna do PPGECEM apresenta estudo sobre a produção de sentidos e significados em atividades de modelagem matemática no ensino médio

Por: Carolina Oliveira - Jornalista

No dia 27 de março, às 14h, acontecerá o exame de qualificação da aluna Letícia Alves Chaves, intitulado As significações produzidas por estudantes do ensino médio, em atividade de modelagem matemática, o desenvolvimento do pensamento teórico acerca do conceito exponencial. A dissertação será submetida à avaliação da banca examinadora composta pelo Prof. Dr. José Antônio Araújo Andrade e pelo Prof. Dr. Jefferson Adriano Neves, ambos da UFLA, e pela Profa. Dra. Daiany Cristiny Ramos, da UNOPAR.

A pesquisa em desenvolvimento tem como foco investigar as significações produzidas por estudantes do ensino médio em atividades de modelagem matemática, especificamente sobre o conceito de exponencial. Com o intuito de compreender como tais atividades contribuem para o desenvolvimento do pensamento teórico sobre o tema, a constituição dos dados foi conduzida em uma instituição pública de ensino em Minas Gerais, envolvendo quatro estudantes do segundo ano.

Os dados foram obtidos por meio de registros escritos, dispositivos eletrônicos para gravação em áudio e vídeo, e diário de campo da professora pesquisadora, durante o desenvolvimento de uma unidade didática sobre Resíduos Sólidos. A análise dos dados foi realizada utilizando o procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação, o que resultou na identificação de dois núcleos principais: a construção do conhecimento e os significados conferidos às experiências vivenciadas.

O exame de qualificação é um espaço para a apresentação e discussão dos resultados obtidos, além de oferecer uma oportunidade para a troca de ideias e sugestões para a continuidade do estudo. Este trabalho pode representar um importante passo na compreensão do papel da modelagem matemática no ensino médio e suas implicações no desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.

Notícia cadastrada em: 06/03/2024 00:05
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 07:26