Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Cíntia de Fátima Botelho - em 25/03/2024

Aluna do PPGECEM defenderá dissertação sobre estratégias matemáticas de estudantes surdos

Por: Carolina Oliveira/Jornalista

A aluna Cíntia de Fátima Botelho, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECEM) da UFLA (Universidade Federal de Lavras), fará a defesa de sua dissertação intitulada "Um Olhar para as Estratégias de um Surdo Estudante em Situações Multiplicativas" no dia 25 de março às 14h.

A pesquisa realizada por Cíntia explorou as mobilizações e construções de estratégias matemáticas por parte de estudantes surdos em um contexto inclusivo, enfatizando o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a visualidade.

Sob a orientação das professoras Dra. Rosana Maria Mendes e Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale, ambas da UFLA, juntamente com a participação da Profa. Dra. Gisela Maria Da Fonseca Pinto, da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), a pesquisa destacou a importância do reconhecimento e valorização da cultura surda no contexto educacional.

A coleta de dados envolveu videogravações e registros das atividades dos estudantes surdos em uma sequência didática de números e operações, os quais foram analisados por meio de uma abordagem de análise de conteúdo. Os resultados obtidos ressaltaram a necessidade de reconhecer e integrar as diferentes formas de representação e comunicação matemática utilizadas pelos estudantes surdos, visando à construção de um ambiente educacional mais inclusivo e à promoção de uma aprendizagem matemática significativa.

Além disso, como parte dos resultados da pesquisa, foi proposta uma Sequência Didática como Produto Educacional, enfatizando a importância da interação e das diversas formas de representações matemáticas no processo de ensino e aprendizagem.

Todos estão convidados a prestigiar esse importante momento acadêmico. Para acompanhar a defesa, é necessário acessar o QR code que está na imagem ao lado.

Notícia cadastrada em: 12/03/2024 13:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 05:17