O problema mente corpo na filosofia analítica: Uma introdução sobre o conceito de consciência na óptica de John Searle.
Problema mente-corpo; Dualismo de Propriedades; Behaviorismo; Fisicalismo; Naturalismo Biológico.
O objetivo central é realizar uma investigação analítica sobre o conceito de mente e fazer um recorte do problema mente-corpo na história da filosofia. Para isso realizamos um panorama geral sobre as principais correntes dualistas e materialistas que abordam a teoria da mente com o propósito de apresentar os principais problemas abordados na filosofia da mente. Para o dualismo de substância, a teoria de mente se divide em duas substâncias, sendo elas a res cogitans – substância pensante – e res extensa – substância extensa. Essas substâncias são incomunicáveis, sendo a primeira imaterial, indivisível e imortal e asegunda material, divisível e motal. No dualismo de propriedade, de um modo geral, háuma única substância que é dividida em duas propriedades, uma física e outra não física. A propriedade não física é definida como a mente, possui características únicas como aintrospecção, o intelecto e o entendimento e não se relaciona com a propriedade física. As duas formas de dualismo reivindicam o ponto de vista de que a mente não possui relação causal sobre o corpo, de que ela surge a partir da matéria – do cérebro – mas não é capaz de produzir efeito algum sobre ele. Outra parte destas teorias são desenvolvidas numa tentativa de conciliar a interação causal entre a mente e o corpo. Ao contrário das formas de dualismo, os materialistas sugerem que o conceito de mente – juntamente com o de subjetividade – deve ser abandonado por não possuir uma correlação com a realidade e, consequentemente, não poder ser explicado de forma observável. Por isso, ao invés de se falar de estados mentais se fala sobre processos mentais que são derivados do estímulo e comportamento correspondente ao estímulo. Dessa forma, ao se realizar uma análise da mente de um indivíduo, é necessário, antes de tudo, que se analise o seu comportamento. Mas nem toda a comunidade de pesquisadores pensa dessa forma, há uma parte dos materialistas que afirmam que é possível simular uma mente e qualquer artefato capaz de simular processos mentais e interpretar dados de entrada pode possuir uma mente. Além disso, o problema mente-corpo é explicado através de uma relação causal algumas vezes entre estímulo, disposição para comportamento e resposta e outras vezes a relação causal acontece entre dados de entrada, estados de processamento e dados de saída. Pensamos em explorar neste primeiro capítulo os principais elementos dualistas e materialistas que servem como reflexão para que John Searle construísse sua abordagem do naturalismo biológico. Tivemos uma preocupação maior em apresentar o problema mente-corpo sob a óptica de ambas as abordagens. De um lado como as formas de dualismo abordam o problema da introspecção e qual é o elemento ontológico da mente. De outro lado, apresentamos como as teorias materialistas excluem o problema da instrospecção e quais são os elementos ontológicos que excluem os processos mentais. Estas são as questões centrais que serão investigadas pela filosofia da mente de Searle.