Banca de DEFESA: ISADORA SIMAO E SOUZA

DISCENTE: ISADORA SIMAO E SOUZA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: A DEFESA SERÁ ONLINE: GOOGLE MEET

Aditivos alimentares: estudo com futuros Engenheiros de Alimentos e Nutricionistas

Percepção; Ação Educativa; Método de Paulo Freire; Formação acadêmica; Comportamento; Conscientização

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos

A multifuncionalidade dos aditivos alimentares tem impulsionado sua atratividade na indústria de alimentos, sendo essenciais para garantir altos padrões de segurança, conveniência e variedade. O presente estudo objetivou-se avaliar a percepção de risco, benefício e grau de conhecimento com relação aos aditivos alimentares por futuros Engenheiros de Alimentos e Nutricionistas, além de comparar o impacto de duas abordagens educativas (problematização e tradicional) e definir a mais eficaz na conscientização adequada para o uso de aditivos alimentares por futuros Engenheiros de Alimentos, prezando à saúde dos consumidores e a promoção da garantia de alimentos cada vez mais seguros. Para tanto, foi realizado uma pesquisa online por meio da ferramenta Google Forms com 452 participantes, a qual avaliou os seguintes aspectos: identificação dos participantes, avaliação do grau de saudabilidade, percepção de risco e benefício, aceitação e confiança na indústria de alimentos e órgãos regulamentadores com relação aos aditivos alimentares. O estudo de ação educativa com 27 participantes foi realizado empregando a metodologia tradicional e problematização de Paulo Freire. As ações ocorreram em 3 atividades com duração de, aproximadamente, 90 minutos cada. Os dados estatísticos foram avaliados por meio de análises qualitativas e quantitativas com a utilização dos softwares SPSS 20.0 e JASP 18.1. Os resultados da pesquisa online demonstraram que a formação acadêmica nos cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição influenciou a percepção de risco, conhecimento sobre aditivos alimentares e confiança na indústria de alimentos e órgãos regulamentadores. Especificamente, os estudantes de Engenharia de Alimentos, que possuem uma formação mais voltada para a indústria de alimentos, apresentaram menor percepção de risco e maior aceitação, percepção de benefício e confiança na indústria alimentícia e órgãos reguladores com relação aos aditivos alimentares. Por outro lado, constatou-se comportamento inverso para os estudantes de Nutrição. Além disso, observou-se moderado conhecimento com relação à saudabilidade e origem dos aditivos alimentares e, constatou-se que os diferentes estágios do curso de Nutrição, de forma geral, não influenciaram a percepção de risco dos mesmos. Entretanto, para os universitários de Engenharia de Alimentos, observou-se efeito significativo de todos parâmetros referentes à percepção de risco entre os universitários do início e final do curso. Os resultados realçam a necessidade de uma abordagem mais aprofundada com relação aos aditivos alimentares para ambos os cursos. Por fim, para a educação educativa, os resultados evidenciam efeito positivo na conscientização e grau de conhecimento com relação aos aditivos alimentares. Tanto a metodologia tradicional, quanto a de problematização mostraram efeitos semelhantes em vários parâmetros avaliados. No entanto, a metodologia de problematização foi mais eficaz em promover uma maior conscientização e criticidade dos estudantes em relação aos aditivos alimentares, proporcionando desfechos favoráveis para a aprendizagem e emancipação dos discentes. Assim, esta abordagem se revelou mais eficiente na formação dos futuros Engenheiros de Alimentos. Consequentemente, este estudo contribui para a compreensão da percepção sobre aditivos alimentares entre futuros profissionais ligados à segurança alimentar e segurança dos alimentos, podendo subsidiar possíveis alterações na grade curricular visando aprimoramento da formação acadêmica e garantindo a qualificação dos profissionais a serem formados.

Externo à Instituição - CAMILA CARVALHO MENEZES - UFOP (Membro)
Externo ao Programa - RONEY ALVES DA ROCHA - DCA/ESAL (Suplente)
Externo à Instituição - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Membro)
Externo à Instituição - PATRICIA APARECIDA PIMENTA PEREIRA - UFOP (Suplente)