Efeito de genótipo e espaçamento de plantio sobre forma de fuste e eficiência de uso da luz em plantios de Eucalyptus ao longo de um gradiente climático no Brasil
APAR, modelo baseado em processos, taper, Função de expoente variável; Calibração de um diâmetro superior; Restrição algébrica.
No atual cenário de pesquisas florestais brasileiras é crescente a necessidade de correlacionar o crescimento florestal e as variáveis climáticas, por meio do uso dos modelos que consideram os processos ecofisiológicos. Dessa forma, foram desenvolvidos três artigos como contribuição a ciência e ao desenvolvimento do setor florestal no Brasil. No artigo I foi realizado uma revisão bibliográfica e bibliométrica, do estado da arte sobre a evolução e uso dos modelos baseados em processos MAESTRO, MAESTRA e MAESPA em pesquisas florestais no mundo. Os resultados apresentados neste estudo podem servir como uma compilação teórica de grande importância para o entendimento da aplicabilidade dos PBMs MAESTRO, MAESTRA e MAESPA em diferentes tipos de estudos florestais. No artigo II, foi desenvolvido um artigo de pesquisa sobre a modelagem de afilamento do fuste de clones de eucalipto, combinando a generalização e a calibração de um diâmetro superior para melhorar a precisão das estimativas do modelo. O modelo encontrado mostrou-se capaz de ser utilizado em experimentos de Eucalyptus com amplitude de informações edafoclimáticas e de idades diferentes. E no terceiro artigo, preconizou-se correlacionar o crescimento florestal com variáveis climáticas e técnicas silviculturais, por meio da parametrização do modelo baseado em processos MAESTRA. Tendo como produto final a análise da eficiência do uso da luz para a produção de biomassa do fuste em plantios de Eucalyptus avaliando o efeito da área útil, material genético e clima. Em ambos os capítulos foram obtidos resultados e respostas importantes para o setor de florestas plantadas, com abordagem inovativa e usual, servindo como ferramenta de apoio na tomada de decisão dos gestores florestais.