Banca de DEFESA: GLEICE ANE DE SOUZA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEICE ANE DE SOUZA GONÇALVES
DATA: 20/03/2024
LOCAL: Google meet

AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS REPRODUTIVOS DE Tuta absoluta (Meyrick, 1917)(LEPIDOPTERA: GELECHIIDAE), COM FOCO NA PREFERÊNCIA DE FÊMEAS E NA QUALIDADE DOS MACHOS

Traça do tomateiro, escolha de parceiro, qualidade espermática, poliandria

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola

Tuta absoluta (Meyrick, 1917), uma das principais ameaças às plantações de tomate, resulta em expressivos danos econômicos, apesar das técnicas de controle empregadas, como o uso de armadilhas de feromônio.As persistentes perdas econômicas podem estar associadas ao comportamento poliândrico dessa espécie. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender o comportamento reprodutivo da T. absoluta, explorando o controle de características da qualidade dos machos, levando em conta a idade, peso e estado de acasalamento, nas escolhas das fêmeas e como essas escolhas e o múltiplo acasalamento impactam os principais parâmetros reprodutivos, incluindo oviposição, fertilidade e longevidade. Os resultados destacam a preferência das fêmeas por machos de qualidade reprodutiva superior, especificamente jovens, virgens e mais pesados. Notavelmente, a qualidade do macho, especialmente em termos de peso, demonstrou correlação com o aumento da longevidade das fêmeas, embora não tenha influenciado significativamente a qualidade espermática. Surpreendentemente, observou-se uma maior quantidade de espermatozoides eupirenos em machos provenientes do ambiente natural. Além disso, o estudo revelou que múltiplos acasalamentos não exercem impacto significativo na oviposição, fertilidade ou longevidade das fêmeas de T. absoluta. A análise conjunta destes estudos sugere que o efeito da qualidade dos machos, pode agir de forma mais sutil quando relacionada a escolhas das fêmeas e dos múltiplos acasalamentos sobre os parâmetros reprodutivos.Esses benefícios podem operar por meio de mecanismos indiretos e efeitos genéticos na aptidão da prole. A complexidade desses fenômenos ressalta a necessidade contínua de pesquisa para a melhor compreensão dos impactos a longo prazo na dinâmica populacional e evolução do comportamento reprodutivo da espécie.

Externo à Instituição - RICARDO SIQUEIRA DA SILVA - UFVJM (Membro)
Externo à Instituição - OSCAR FERNANDO SANTOS AMAYA - UNIPAMPLONA (Membro)
Externo à Instituição - MANUEL IX BALAM - UNTRM (Membro)
Presidente - KHALID HADDI (Membro)