Banca de DEFESA: FERNANDA SOARES SALES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SOARES SALES
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Entomologia

Fungos filamentosos como ferramentas biotecnológicas para o manejo de populações de Spodoptera frugiperda resistentes e suscetíveis a proteínas Cry.

Lagarta-do-cartucho-do-milho, toxina Bt, controle biológico, metabólitos secundários, fungos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola

Spodoptera frugiperda (JE Smith) é uma praga-chave na cultura do milho (Zea mays L.) e a utilização de plantas geneticamente modificadas que expressam proteínas com ação inseticida, representa uma ferramenta significativa no manejo. No entanto, a utilização inadequada e contínua dessa tecnologia tem levado a uma diminuição na eficácia da supressão populacional das lagartas. O uso de estratégias de manejo utilizando microrganismos patogênicos e seus metabólitos secundários, pode retardar o desenvolvimento da resistência em culturas que produzem toxinas inseticidas derivadas de Bt, e abordagens alternativas têm sido exploradas. Neste contexto, foram realizados experimentos nos quais se avaliou o efeito de fungos filamentosos utilizando diferentes estratégias. Os isolados utilizados nestes experimentos apresentam potencial para serem utilizados no controle de S. frugiperda. Entretanto, os resultados alcançados incentivam a adoção desses microrganismos como uma ferramenta biotecnológica eficaz no controle de S. frugiperda, destacando que a virulência não constitui o único elemento relevante a ser levado em consideração na escolha do método de controle. As evidências mostram que a realização de novos estudos se faz necessária, com foco primordial na identificação dos metabólitos secundários produzidos por esses fungos.

Externo à Instituição - VIVIANE SANDRA ALVES - UENP (Suplente)
Externo à Instituição - VANESSA ANDALO MENDES DE CARVALHO - UFU (Membro)
Interno - RONALD ZANETTI BONETTI FILHO (Membro)
Externo à Instituição - RICARDO SOUSA CAVALCANTI - IFMG (Membro)