Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIDIO AUGUSTO PINTO

DISCENTE: ELIDIO AUGUSTO PINTO
DATA: 22/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/qnw-mwbn-wch

ANÁLISES FISIOLÓGICAS E METABÓLICAS NO TOMATEIRO EM RESPOSTA A SUPRESSÃO DA uORF NO GENE SlbZIP.

Micro-Tom, SlbZIP1, CRISPR-Cas9, Análise Fisiológica. análise Bioquímica, SC-uORF, açúcares

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O tomate é uma cultura de grande relevância no Brasil, destacando-se como uma das hortaliças mais cultivadas, ele desempenha um papel significativo na economia agrícola e é uma parte essencial da dieta da população. A espécie Micro-Tom, que pertence à espécie Solanum lycopersicum (tomate comum), é notável por ser utilizada como modelo em diversos estudos fisiológicos, bioquímicos e no desenvolvimento de frutas. Sua relevância se deve à diversidade de metabolitos secundários e à presença de diferentes tecidos que facilitam análises bioquímicas. O Micro-Tom é particularmente adequado para estudos in vitro, graças à sua alta capacidade de regeneração por hipocótilo e cotilédones. Além disso, a presença de frutos carnosos facilita a investigação desse órgão específico. Essas características tornam o tomateiro Micro-Tom uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento dessa pesquisa em compreender aspectos fundamentais do crescimento, desenvolvimento e bioquímica do tomate. Com os avanços das ferramentas biotecnológicas, pesquisas têm sido conduzidas com o objetivo de promover deleção direcionada de uORFs de genes bZIP via sistema CRISPR-Cas9. Esses genes bZIP representam proteínas cruciais na regulação da expressão gênica em eucariotos, desempenhando um papel fundamental em diversas funções biológicas nas plantas, incluindo o crescimento, germinação de sementes, desenvolvimento de flores, defesa contra doenças, transdução de sinais de luz, reprodução e respostas ao estresse. A tecnologia CRISPR/Cas9 foi empregada na edição do genoma do Tomateiro Micro–Tom Solanum lycopersicum, focada na deleção da região SC-uORF do gene do fator de transcrição SlbZIP1, responsável pelo processo de Repressão da Tradução Induzida por Sacarose (SIRT). Portanto, o objetivo do trabalho é analisar parâmetros de crescimento de tomateiros, observando tanto os aspetos fisiológicos (crescimento, processos fotossintéticos e seus metabólitos) quanto bioquímicos (pigmentos, aminoácidos e proteínas). Além disso, é necessário avaliar as plantas de tomate resultantes e seus frutos em relação aos sólidos solúveis (°Brix), acidez titulável, pH, quantificação e identificação dos carotenóides, cor da casca e da polpa e textura.

Externo à Instituição - MARLÚCIA SOUZA PÁDUA - UNILAVRAS (Membro)
Presidente - KALYNKA GABRIELLA DO LIVRAMENTO (Membro)
Externo ao Programa - JULIANA MESQUITA FREIRE - DQI/ICN (Suplente)
Externo à Instituição - DÁRLAN EINSTEIN DO LIVRAMENTO - CESEP (Membro)