PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE TERMOLOGIA POR MEIO DO ENSINO SOB MEDIDA
Ensino de Física. Ensino sob Medida. Interações em sala de aula. Termologia. Relato de experiência.
Realizada em uma escola da rede particular de Lavras-MG, essa pesquisa surge em meio ao Ensino Remoto Emergencial, mas visando solucionar uma questão que já se mostra presente nas escolas há muito tempo: como estimular as interações dos estudantes durante o processo de ensino? Foi elaborada uma sequência didática sobre Termologia, baseada no Ensino sob Medida, cujo objetivo é promover interações dos estudantes durantes as aulas. Eles assistiram a vídeos selecionados e enviados previamente aos encontros síncronos e responderam a questões relacionadas aos temas. O intuito dessas atividades prévias foi despertar o interesse, antecipar a participação e identificar dúvidas dos alunos para favorecer as interações nas aulas. A análise dos materiais, interações e da eficácia da estratégia elaborada se deu por meio da construção de um Relato de Experiência. Este relato contém análises das respostas dadas nas atividades e/ou nos encontros síncronos, dos diferentes tipos de interações que ocorreram na sala de aula virtual e das abordagens comunicativas utilizadas em cada parte da sequência didática. Percebeu-se uma mudança de comportamento tanto do professor, quanto dos alunos, havendo um número crescente de interações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Essas interações também se tornaram mais longas e mais bem elaboradas do ponto de vista acadêmico. Cada parte contém observações e sugestões para melhoria em futuros desenvolvimentos. Vale ressaltar que, apesar de ter ocorrido no ensino remoto, acreditamos fortemente que a proposta será ainda mais eficaz para o ensino presencial.