Banca de DEFESA: IGOR AZEVEDO CARVALHO

DISCENTE: IGOR AZEVEDO CARVALHO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Entrar com o Google Meet meet.google.com/gas-kftv-edj

PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE TERMOLOGIA POR MEIO DO ENSINO SOB MEDIDA

Ensino de Física. Ensino sob Medida. Interações em sala de aula. Termologia. Relato de experiência.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Realizada em uma escola da rede particular de Lavras-MG, essa pesquisa surge em meio ao Ensino Remoto Emergencial, mas visando solucionar uma questão que já se mostra presente nas escolas há muito tempo: como estimular as interações dos estudantes durante o processo de ensino? Foi elaborada uma sequência didática sobre Termologia, baseada no Ensino sob Medida, cujo objetivo é promover interações dos estudantes durantes as aulas. Eles assistiram a vídeos selecionados e enviados previamente aos encontros síncronos e responderam a questões relacionadas aos temas. O intuito dessas atividades prévias foi despertar o interesse, antecipar a participação e identificar dúvidas dos alunos para favorecer as interações nas aulas. A análise dos materiais, interações e da eficácia da estratégia elaborada se deu por meio da construção de um Relato de Experiência. Este relato contém análises das respostas dadas nas atividades e/ou nos encontros síncronos, dos diferentes tipos de interações que ocorreram na sala de aula virtual e das abordagens comunicativas utilizadas em cada parte da sequência didática. Percebeu-se uma mudança de comportamento tanto do professor, quanto dos alunos, havendo um número crescente de interações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Essas interações também se tornaram mais longas e mais bem elaboradas do ponto de vista acadêmico. Cada parte contém observações e sugestões para melhoria em futuros desenvolvimentos. Vale ressaltar que, apesar de ter ocorrido no ensino remoto, acreditamos fortemente que a proposta será ainda mais eficaz para o ensino presencial.

Externo ao Programa - JEFFERSON ADRIANO NEVES - DFM/ICET (Suplente)
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO TOTI - UNIFAL (Suplente)
Presidente - ANTONIO MARCELO MARTINS MACIEL (Membro)
Interno - ANTONIO DOS ANJOS PINHEIRO DA SILVA (Membro)