CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM NO ESTUDO
DA INTERAÇÃO DE FLUIDOS COM CORPOS EM QUEDA
Laboratório Itinerante. Ensino Remoto. Atividades Investigativas. Força de Arraste. Modelos
RESUMO
Este trabalho, apresenta uma proposta que avança sobre as possibilidades do ERE “Ensino
Remoto Emergencial”, propondo um “Laboratório Experimental Itinerante”, que permite ao es-
tudante desenvolver atividades experimentais investigativas em casa, partindo da pressuposta
da importância da experimentação e da vivência concreta do estudante com as situações reais
do mundo Físico no processo de ensino e aprendizagem. O “Laboratório Itinerante”, montado
a partir de materiais de baixo custo foi enviado a casa do estudante por intermédio do professor,
apresentando um projeto de aprendizagem baseado nas atividades investigativas e nos ciclos
de modelagem. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma sequência didática investigativa
para os estudantes do 3◦ ano do Ensino Médio e teve como objetivo instigar o estudante à ob-
servação e análise da queda dos corpos avaliando a interação entre eles. Durante a sequência
didática os estudantes foram confrontados com os modelos de força de arraste Newtoniano e
Viscoso, colocando sempre o estudante como cidadão participativo no processo de ensino e
aprendizagem. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que o “Laboratório Experimental
Itinerante” a partir das atividades investigativas, contribuiu para uma aprendizagem crítica e
criativa contribuindo para construção do conhecimento e habilidades cognitivas por parte dos
estudantes, dando destaque a um ensino de física para contemporaneidade em que novas mí-
dias, tecnologias e estratégias fizeram parte da inovação no processo de ensino e aprendizagem
em que os estudantes foram capazes de construir significados essenciais criando um ambiente
investigativo nas aulas de ciências, ampliando gradativamente sua cultura cientifica.