Notícias

Banca de DEFESA: JUCIANE APARECIDA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIANE APARECIDA MARTINS
DATA: 25/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/qxk-mimq-bwr
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E MODELAGEM NO ESTUDO
DA INTERAÇÃO DE FLUIDOS COM CORPOS EM QUEDA


PALAVRAS-CHAVES:

Laboratório Itinerante. Ensino Remoto. Atividades Investigativas. Força de Arraste. Modelos


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

RESUMO
Este trabalho, apresenta uma proposta que avança sobre as possibilidades do ERE “Ensino
Remoto Emergencial”, propondo um “Laboratório Experimental Itinerante”, que permite ao es-
tudante desenvolver atividades experimentais investigativas em casa, partindo da pressuposta
da importância da experimentação e da vivência concreta do estudante com as situações reais
do mundo Físico no processo de ensino e aprendizagem. O “Laboratório Itinerante”, montado
a partir de materiais de baixo custo foi enviado a casa do estudante por intermédio do professor,
apresentando um projeto de aprendizagem baseado nas atividades investigativas e nos ciclos
de modelagem. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma sequência didática investigativa
para os estudantes do 3◦ ano do Ensino Médio e teve como objetivo instigar o estudante à ob-
servação e análise da queda dos corpos avaliando a interação entre eles. Durante a sequência
didática os estudantes foram confrontados com os modelos de força de arraste Newtoniano e
Viscoso, colocando sempre o estudante como cidadão participativo no processo de ensino e
aprendizagem. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que o “Laboratório Experimental
Itinerante” a partir das atividades investigativas, contribuiu para uma aprendizagem crítica e
criativa contribuindo para construção do conhecimento e habilidades cognitivas por parte dos
estudantes, dando destaque a um ensino de física para contemporaneidade em que novas mí-
dias, tecnologias e estratégias fizeram parte da inovação no processo de ensino e aprendizagem
em que os estudantes foram capazes de construir significados essenciais criando um ambiente
investigativo nas aulas de ciências, ampliando gradativamente sua cultura cientifica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO DAMASIO TRANI GOMES - UFSJ (Suplente)
Interno - ANTONIO DOS ANJOS PINHEIRO DA SILVA (Membro)
Interno - FABIO MARINELI (Suplente)
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO TOTI - UNIFAL (Membro)
Presidente - ULISSES AZEVEDO LEITAO (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 14:48
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 04/05/2024 09:08