Banca de DEFESA: SAMUELL ANTONIO AMARAL DE OLIVEIRA

DISCENTE: SAMUELL ANTONIO AMARAL DE OLIVEIRA
DATA: 21/02/2022
LOCAL: meet.google.com/bds-crxo-yuk

POR QUE OS ELÉTRONS LIVRES NÃO SÃO TÃO LIVRES ASSIM? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA CORRENTE ELÉTRICA

Laboratórios Remotos, Ensino de Física, Eficácia, Análise de Argumentos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

No ensino de Física, nós, professores, sempre buscamos alternativas para que nosso aluno esteja participativo e engajado nas aulas. Buscamos desenvolver atividades que incentivem o senso crítico, suas habilidades de pensamento e sua capacidade de enxergar o mundo do ponto de vista físico. As atividades experimentais tem muito a contribuir na busca por um ensino- aprendizagem mais próximo a realidade do nosso estudante. Como atender a este objetivo no ensino remoto? Na inviabilidade de um experimento físico em sala de aula, utiliza-se diversos softwares que simulam fenômenos físicos. Dentre os mais  utilizados, podemos citar o PHET (Physical Education Technology). Por mais que estes softwares criem uma condição favorável para o ensino da física, tendo em vista o seu carácter como laboratórios virtuais, acreditamos que os alunos carecem de  manipular um experimento real, com componentes reais. Neste contexto, o presente trabalho relata o desenvolvimento de um Laboratório Remoto para as atividades experimentais de circuitos elétricos, o Rlab, ao qual apresenta como diferencial seu baixo custo. Os Laboratórios controlados remotamente estão presentes por todo o mundo, conforme indicam a literatura. Em contrapartida, sua real eficácia no processo de ensino e de aprendizagem dos nossos discentes é ainda matéria de investigação. Como pergunta central de nossa investigação, buscaremos levantar indícios que apontem para uma efetividade do Rlab no Ensino da Física. Nosso público de pesquisa contará com 10 alunos, sendo 5 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e 5 alunos do Ensino Médio. Nossa Sequência Didática tem um total de 8 aulas, as quais visam criar condições para que os estudantes consigam manipular e realizar as atividades investigativas, por meio de um roteiro experimental. Propõe-se o desafio de analisar os argumentos dos estudantes na elaboração do modelo de corrente elétrica, através do ferramental da Análise de Argumentos CcnER.

Presidente - ULISSES AZEVEDO LEITAO (Membro)
Externo ao Programa - PAULO RICARDO DA SILVA - DQI/ICN (Membro)
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ FONTANA GEBARA - UFSCAR (Membro)
Interno - HELENA LIBARDI (Suplente)