Banca de DEFESA: JUCIANE APARECIDA MARTINS

DISCENTE: JUCIANE APARECIDA MARTINS
DATA: 25/02/2022
LOCAL: meet.google.com/nmw-pbva-eid

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E  MODELAGEM NO ESTUDO DA INTERAÇÃO DE FLUIDOS COM CORPOS EM QUEDA

Laboratório Itinerante. Ensino Remoto. Atividades Investigativas. Força de Arraste. Modelos

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho apresenta uma proposta que avança sobre as possibilidades do ERE “Ensino Remoto Emergencial”, propondo um “Laboratório Experimental Itinerante”, que permite ao estudante desenvolver atividades experimentais investigativas em casa, partindo do pressuposto da importância da experimentação e da vivência concreta do estudante com as situações reais do mundo Físico no processo de ensino e aprendizagem. O “Laboratório Itinerante”, montado a partir de materiais de baixo custo, foi enviado à casa do estudante por intermédio do professor, apresentando um projeto de aprendizagem, baseado nas atividades investigativas e nos ciclos de modelagem. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma sequência didática investigativa para os estudantes do 3_ ano do Ensino Médio e teve como objetivo instigar o estudante à observação e análise da queda dos corpos avaliando a interação entre eles. Durante a sequência didática, os estudantes foram confrontados com os modelos de força de arraste Newtoniano e Viscoso, e colocados, sempre, como cidadãos participativos no processo de ensino aprendizagem. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que o “Laboratório Experimental Itinerante” a partir das atividades investigativas, contribuindo para uma aprendizagem crítica e criativa, agregando a construção do conhecimento e habilidades cognitivas por parte dos estudantes, dando destaque a um ensino de física para contemporaneidade em que novas mídias, tecnologias e estratégias fizeram parte da inovação no processo de ensino e aprendizagem em que os estudantes foram capazes de construir significados essenciais, por meio de um ambiente investigativo nas aulas de ciências, ampliando gradativamente sua cultura cientifica.

Externo à Instituição - ALESSANDRO DAMASIO TRANI GOMES - UFSJ (Suplente)
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO TOTI - UNIFAL (Membro)
Interno - ANTONIO DOS ANJOS PINHEIRO DA SILVA (Membro)
Interno - FABIO MARINELI (Suplente)