Banca de DEFESA: CARLOS ANTONIO DE MELO

DISCENTE: CARLOS ANTONIO DE MELO
DATA: 11/04/2023
LOCAL: Apresentação on-line (meet.google.com/txj-xhzz-azv)

PRÁTICAS ÁGEIS EM GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM PARA A GESTÃO
DE PROJETOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES)

Gesão de Projetos. Práticas Ágeis. Scrum. IFES.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais

É sabido que as universidades públicas têm, cada vez mais, buscado realizar ações de extensão com maior impacto e valor social, considerando o uso de políticas e métodos de trabalho inovadores, com procedimentos mais abrangentes e céleres. No entanto, ainda sim existem constatações de atrasos nos procedimentos de aprovação dos projetos de extensão junto aos órgãos competentes, situação que prejudica sua execução. Considerando isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a aplicabilidade da metodologia Scrum como ferramenta de gestão de projetos de extensão em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para tanto foi feita uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Utilizou-se a estratégia de pesquisa-ação, com a implementação do framework Scrum. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelos procedimentos e foram levantados documentos que serviram de base para o entendimento sobre o processo atual de gestão de projetos. Foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas e os procedimentos ("as is" e "to be") foram descritos com diagramas BPM. Já usando o framework Scrum foram conduzidos dois projetos de extensão (prestação de serviços) e avaliados os novos indicadores. Foram necessárias algumas adaptações no framework para atender as especificidades do órgão, sem descaracterizar a essência do Scrum, mas os resultados apontaram para melhoria na qualidade e a redução do tempo na tramitação dos projetos. O Scrum melhorou a qualidade dos processos de aprovação de projetos de extensão da IFES, reduziu atrasos e ampliou o conhecimento sobre o tema. Também são propostos novos estudos para solucionar problemas em outras áreas da Universidade.

Externo à Instituição - JORGE DA SILVA CORREIA NETO - UFRPE (Suplente)
Interno - JANDERSON MARTINS VAZ (Membro)
Presidente - DENIS RENATO DE OLIVEIRA (Membro)
Interno - DANY FLAVIO TONELLI (Suplente)