Letras lá e Letras aqui: construções identitárias na formação de uma licencianda entre Brasil e Suécia
Experiências. Identidade docente. Autobiografia.
Partindo da perspectiva de que um intercâmbio internacional pode causar mudanças de formação identitária na vida de um estudante/professor, surgiu a necessidade de repensar essa experiência intercultural e observar o quanto essa pode modificar o sujeito. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, a presente pesquisa tem por objetivo utilizar minha autobiografia para identificar as influências do intercâmbio e ressignificar a minha identidade docente sob um olhar crítico-reflexivo. Para embasar o estudo, pautei-me, principalmente, nas elaborações teóricas sobre identidade docente conforme Barkhuizen (2016, 2008), Barcelos (2016), Block (2009) e Hall (2006). Considerando que esta é uma pesquisa narrativa, voltada para a formação de professores, baseei-me nas fundamentações de Bruner (2014,1990), Brockmeier e Carbaugh (2001), Nóvoa (2013) e Souza (2016). Ademais, para dar respaldo linguístico à interpretação dos dados, valho-me dos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), especificamente pelo recurso da avaliatividade. Com base nos objetivos, na base teórica e na análise deste estudo, pude ter um entendimento de diferentes perspectivas de formação de professores, além de viver em um contexto cultural e educacional diferenciado. Dessa forma, os resultados de pesquisa mostraram que o intercâmbio me proporcionou mudanças tanto pessoais quanto profissionais, por meio das experiências que afetaram a minha identidade e me levaram à transformação.