RESSIGNIFICANDO A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM A RETEXTUALIZAÇÃO DIGITAL
Alfabetização. Multiletramentos. Retextualização. Produção de texto.
A pesquisa elege como problema a questão da produção de textos na alfabetização. Embora a
modalidade escrita seja reconhecida como uma prática linguístico-discursiva de substancial
importância para a inserção dos alunos no universo letrado, o ensino da produção de textos
escritos na alfabetização ainda enfrenta inúmeros desafios. O baixo desempenho apresentado
pelos alunos tem sido evidenciado pelas avaliações (internas e externas) e assumido relevância
nas queixas feitas pelos professores. Nessa direção, o presente projeto tem por objetivo analisar
os resultados de uma proposta de intervenção realizada com alunos de alfabetização em que
foram desenvolvidas atividades de retextualização de contos disponibilizados em suporte escrito
ou oral para suportes digitais. Desse modo, a questão que norteia o presente trabalho é: Que
aspectos textuais e discursivos são relevantes para a produção de uma retextualização em
ambiente digital? Esta pesquisa assume relevância em função de abordar a produção de textos
em uma perspectiva discursiva em que variados aspectos são considerados para além do estudo
da forma (correção linguística e apresentação formal do texto), notadamente, observados em um
trabalho tradicional com a produção de textos na escola. Na proposta em questão, merecem
destaque as condições de produção e as potencialidades das diferentes semioses no processo de
construção de sentidos. Para o embasamento dos estudos será realizada uma pesquisa teórica
acerca da produção de textos na alfabetização, dos processos de retextualização, dos conceitos e
encaminhamentos metodológicos para um ensino da produção de textos na perspectiva dos
multiletramentos. Juntamente com os estudos teóricos, será realizada uma pesquisa de campo,
em uma turma do primeiro ano do ensino Fundamental (Anos Iniciais), que buscou observar
como os recursos tecnológicos podem favorecer o processo de retextualização de contos na
alfabetização. Este trabalho contribui com pesquisas na perspectiva dos multiletramentos e com
a prática profissional docente na contemporaneidade, pela reflexão sobre o uso de recursos
tecnológicos nas práticas de produção de texto.