JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DOCENTE EM QUESTÃO
Jogos. Brinquedos. Brincadeiras. Educação Infantil. Formação docente.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras estão diretamente ligados à infância e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Durante a Educação Infantil, a criança tem oportunidade de explorar e construir artefatos e de usá-los em contextos de brincadeira seja no turno escolar ou, até mesmo, fora da escola. No ambiente escolar, muitas dessas oportunidades são pedagogicamente estruturadas para estimular mudanças no conhecimento da criança. Portanto, considera-se o brinquedo, a brincadeira e o jogar como recursos pedagógicos inerentes ao "chão da escola". Sendo assim, a presente pesquisa discutirá a importância desses conceitos no âmbito da Educação Infantil, a partir da perspectiva docente. A pesquisa será realizada com onze professoras da rede municipal de Educação Infantil de Lavras - MG. Essas professoras serão entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado que contém quatro questões norteadoras e por meio de tecnologias de informação e comunicação digitais. As narrativas docentes serão analisadas e entrecruzadas a fim de compreendermos melhor o papel do brincar e do jogar na Educação Infantil.