A EXPANSÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO
Cibercultura; formação do docente; netnografia; netnografia ética.
Na contemporaneidade, a troca de informações está cada vez mais rápida e cada vez mais comum para parte de nossa sociedade. Os aspectos culturais, antes apenas vistos nas relações físicas, passaram a ser produzidos e reproduzidos nos meios digitais. Vemos emergir, derivado do ciberespaço, a cibercultura. Neste trabalho, consideraremos as relações em que a cibercultura estabelece com os agentes escolares, os professores e alunos, e como isso pode ser utilizado para a obtenção ou o aprofundamento do conhecimento. Além disso, a ideia principal é ver como, fora do ambiente escolar, o alunado pode expandir o currículo escolar. Para tanto, fazemos o uso da netnografia, com uma atenção fundamental nos princípios éticos para a realização desta pesquisa, unicamente nos meios digitais. A pesquisa foi concluída com a coleta e análise de dados dos questionários netnográficos e das entrevistas em grupos focais. Articulamos os resultados com conceitos fundamentais que permearam a nossa pesquisa como a cibercultura, o debate sobre currículo e tecnologia, as metodologias ativas e o ensino híbrido. O resultado oferece um entendimento mais claro da subcomunidade pesquisada acerca do aprendizado além da sala de aula. Além de mostrar a potencialidade da netnografia como uma ferramenta importante na pesquisa em comunidades escolares.