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Banca de DEFESA: KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI
DATA: 22/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

DIÁLOGOS E (RE)CONSTRUÇÕES DE UM GRUPO DE SUPERVISORES PEDAGÓGICOS SOBRE AS PRÁTICAS FORMADORAS: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-FORMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Supervisor pedagógico; Desenvolvimento profissional; Pesquisa-formação; Práticas formadoras.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional
RESUMO:

A formação continuada de professores centrada na escola tem ganhado destaque nas discussões e políticas de formação de professores. O supervisor pedagógico é o profissional responsável por desenvolver e acompanhar tal processo. Esse profissional favorece a tomada de consciência dos professores ao subsidiar e organizar a reflexão sobre as suas decisões pedagógicas e sobre as dificuldades encontradas ao desenvolver seu trabalho. O supervisor assume então um importante papel no desenvolvimento profissional de sua equipe. Para desempenhar o seu papel, o supervisor também necessita se qualificar, pois no dia a dia é interpelado por urgências e necessidades do cotidiano sendo necessário vencer esses obstáculos, muitas vezes deixando de lado seu papel de apoio pedagógico aos docentes e seu crescimento profissional. Diante do exposto, a pesquisa em tela teve como objetivo investigar as contribuições de uma iniciativa de pesquisa-formação para o repensar das práticas formadoras no contexto da escola de um grupo de supervisores. Para tanto, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com inspirações da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram 13 supervisores pedagógicos da rede municipal de uma cidade do sul de Minas Gerais. Foram aplicados questionários e ouvido relatos de experiência além da observação participante, diário de campo e encontros de formação com registros reflexivos para a coleta de dados. As pautas formativas foram delineadas ancoradas nas necessidades e prioridades da equipe em seu contexto de trabalho, de acordo com as observações de cada encontro. Os estudos realizados permitiram reafirmar a relevância do supervisor pedagógico no contexto da escola e como formador de professores, ao mesmo tempo evidenciam as fragilidades que envolvem o trabalho desse profissional na escola em função da sobreposição de tarefas e, muitas vezes, desvio das suas funções em função do transbordamento de demandas e desafios que surgem cotidianamente envolvendo a escola, os docentes, os estudantes, a gestão e até mesmo a comunidade escolar. Possibilitou ainda, por meio da pesquisa-formação, repensar e ressignificar os modos de atuação profissional e as práticas formadora enquanto supervisores e formadores no contexto da escola de educação básica. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - RONEI XIMENES MARTINS (Suplente)
Externo à Instituição - RODNEI PEREIRA - USCS (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Suplente)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 14:43
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