DIÁLOGOS E (RE)CONSTRUÇÕES DE UM GRUPO DE SUPERVISORES PEDAGÓGICOS SOBRE AS PRÁTICAS FORMADORAS: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-FORMAÇÃO
Supervisor pedagógico; Desenvolvimento profissional; Pesquisa-formação; Práticas formadoras.
A formação continuada de professores centrada na escola tem ganhado destaque nas discussões e políticas de formação de professores. O supervisor pedagógico é o profissional responsável por desenvolver e acompanhar tal processo. Esse profissional favorece a tomada de consciência dos professores ao subsidiar e organizar a reflexão sobre as suas decisões pedagógicas e sobre as dificuldades encontradas ao desenvolver seu trabalho. O supervisor assume então um importante papel no desenvolvimento profissional de sua equipe. Para desempenhar o seu papel, o supervisor também necessita se qualificar, pois no dia a dia é interpelado por urgências e necessidades do cotidiano sendo necessário vencer esses obstáculos, muitas vezes deixando de lado seu papel de apoio pedagógico aos docentes e seu crescimento profissional. Diante do exposto, a pesquisa em tela teve como objetivo investigar as contribuições de uma iniciativa de pesquisa-formação para o repensar das práticas formadoras no contexto da escola de um grupo de supervisores. Para tanto, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com inspirações da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram 13 supervisores pedagógicos da rede municipal de uma cidade do sul de Minas Gerais. Foram aplicados questionários e ouvido relatos de experiência além da observação participante, diário de campo e encontros de formação com registros reflexivos para a coleta de dados. As pautas formativas foram delineadas ancoradas nas necessidades e prioridades da equipe em seu contexto de trabalho, de acordo com as observações de cada encontro. Os estudos realizados permitiram reafirmar a relevância do supervisor pedagógico no contexto da escola e como formador de professores, ao mesmo tempo evidenciam as fragilidades que envolvem o trabalho desse profissional na escola em função da sobreposição de tarefas e, muitas vezes, desvio das suas funções em função do transbordamento de demandas e desafios que surgem cotidianamente envolvendo a escola, os docentes, os estudantes, a gestão e até mesmo a comunidade escolar. Possibilitou ainda, por meio da pesquisa-formação, repensar e ressignificar os modos de atuação profissional e as práticas formadora enquanto supervisores e formadores no contexto da escola de educação básica.