ESTRATÉGIAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Contação de histórias. Estratégias de leitura. Saberes docentes. Ambiente digital. Ensino remoto. Ensino híbrido.
Essa pesquisa vai discutir sobre as estratégias de leitura e letramento literário na educação infantil, porém devido a situação de pandemia pelo COVID-19, as análises serão realizadas em momentos de aulas em plataformas digitais, em atividades voltadas para a leitura e contação de histórias. Esta pesquisa assumiu duplo objetivo de descrever as estratégias de leitura utilizadas ou estimuladas por quatro professoras em atividades de narração de histórias na educação infantil e analisar os saberes das professoras em relação as estratégias de leitura e de contação de histórias trabalhadas, durante o contexto de ensino remoto e híbrido. Para tanto, optou-se por realizar pesquisa de campo, sob abordagem qualitativa onde foi realizado dois instrumentos: o primeiro instrumento de coleta de dados trata-se da descrição de atividades desenvolvidas durante o período da pandemia, a partir do uso de recursos digitais de contação de histórias; o segundo instrumento de coleta de dados consiste na realização de uma entrevista coletiva e semiestruturada com as quatro professoras que atuaram nas turmas do infantil V durante o ano de 2021, para analisar algumas dessas soluções e estratégias usadas durante as aulas remotas, envolvendo a literatura infantil. Trata-se de uma pesquisa-ação, com professoras que atuam na educação infantil de uma escola da rede privada, localizada em uma cidade do Campo das Vertentes. Como subsídio teórico para reflexão proposta apoia-se na discussão principalmente em Maria Helena Martins que mostra o que é Leitura, Isabel Solé (1998) que menciona as Estratégias de Leitura, Maurice Tardif que aborda o tema dos saberes docentes e formação profissional e alguns documentos oficiais como o que a BNCC traz a respeito da literatura em ambiente digital.